Notas da Redação

MUDANÇA
Antes dos votos contrários ao presidente Michel Temer, os três deputados federais do Rio Grande do Norte participaram do seu governo com indicação de afilhados políticos para importantes cargos federais. Depois, mudaram de opinião e divergiram de Temer.

ZENAIDE
A deputada Zenaide foi a primeira a discordar da orientação da base aliada, mesmo tendo o seu irmão, ex-deputado federal João Maia, ocupando o cargo de vice-presidente de Serviços, Infraestrutura e Operações, órgão que faz parte do todo poderoso Banco do Brasil.

MOTIVOS
Quando foi informado que não poderia acumular o cargo de líder partidário, João Maia é o presidente estadual do Partido Republicano, com a função de Vice-diretor do Banco do Brasil, ele preferiu continuar com a presidência do PR, renunciando ao do BB.

MOTA
O deputado Rafael Mota, presidente regional do PSB no RN, havia indicado o diretor do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Perdeu os cargos votou contra as propostas do governo.

JÁCOME
O deputado Antônio Jácome havia sido contemplado com duas poderosas estruturas do governo federal, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que perdeu quando votou contra orientação da base aliada.

SUCESSÃO
As diferentes posições assumidas pelos representantes do RN no Congresso Nacional não terão influência na composição de chapas que disputarão eleições majoritárias no RN. Os interesses não coincidem com os do governo federal e as conversas já estão acontecendo.

JULIANNE

Julianne Faria

O governador Robinson continua investindo politicamente em sua esposa, secretária Julianne Faria, deixando a dúvida se sua candidatura à reeleição é irreversível. Poderá concorrer a outro cargo, como senador ou deputado federal, fazendo dobradinha com Julianne.

TCE
O nome do vice-governador Fábio Dantas também faz parte da negociação política. Há muito que Fábio sonha em ser indicado para o Tribunal de Contas do Estado e, isso acontecendo, o deputado Ezequiel Ferreira assumira o governo no eventual afastamento de Robinson.

GOVERNO
Na hipótese acima, o governo do estado seria disputado por nomes que já passaram pela experiência política. O prefeito Carlos Eduardo e a senadora Fátima Bezerra poderão estar na peleja, além do próprio Ezequiel, caso assuma o governo. Tião Couto iniciou a carreira política disputando a prefeitura de Mossoró.

SENADO
Novos nomes estão sendo colocados no tabuleiro para a disputa de um dos dois cargos de senador. Acreditam no desgaste dos atuais representantes, Garibaldi Alves e José Agripino, além das novas regras eleitorais que poderão nivelar a condição de cada concorrente.

CÂMARA
Na disputa para deputado federal, a opinião geral é que dois oito representantes da bancada atual, quatro têm condição de reeleição. As outras quatro vagas irão depender da situação política nacional e, sobretudo, das composições que forem pactuadas em nível estadual.

APOSENTADORIA
O INSS iniciou programa de aposentadoria automática para trabalhadores que já têm tempo para se aposentarem. O próprio INSS se antecipará e avisará as pessoas que têm direito a aposentadoria, informando que o benefício se encontra à disposição do segurado.

OFENSIVA
Passado o sufoco e da rejeição da denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o presidente Temer dedicará mais atenção ao Congresso, com o objetivo de aprovar pauta legislativa do interesse do Executivo. A reforma política entrará nessa pauta.