Notas da Redação

DEPUTADOS

Foto pública bancada

Não houve surpresa nos votos da bancada federal do Rio Grande do Norte em relação à rejeição da autorização para o STF julgar denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. Cinco votaram em favor do presidente e três se posicionaram em contrário.

PARTIDOS
O deputado Rafael Motta (PSB) seguiu a orientação do partido. Antônio Jácome (PMN) e Zenaide Maia (PR) haviam antecipado sua decisão com antecedência. Fábio Faria, Beto Rosado, Walter Alves, Felipe Maia e Rogério Marinho votaram com Michel Temer.

CONSEQUÊNCIAS
Em 2018, quando serão renovadas as bancadas na Câmara e no Senado, os votos dos três que ficaram contra Temer não renderão votos para suas reeleições. Os que apoiaram o presidente também não terão prejuízos eleitorais. A escolha estará mais voltada ao quadro político local.

POLÍTICO
O julgamento sobre a denúncia do MPF contra o presidente Michel Temer foi um julgamento político e nada teve a ver com a consistência ou não das acusações. Resta saber como os deputados reagirão a uma possível nova denúncia contra o presidente planejada por Janot.

VISITA
A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário de saúde Benjamin Bento, visitou a UBS Chico Porto, localizada no bairro Ouro Negro, seguindo depois para o Centro de Controle de Obesidade de Mossoró. Investe para diminuir os problemas relacionados à área, em Mossoró.

ORTOPEDISTAS
No Hospital Regional Tarcísio Maia, a Sociedade de Ortopedia de Mossoró suspendeu os plantões extras alegando atraso de quatro meses no pagamento pelos serviços prestados. Os casos de fratura terão que ser encaminhados a Natal ou Russas, no Ceará.

GESTÃO
Em sua última visita à Mossoró, o governador Robinson informou o recebimento de R$ 150 milhões enviados pelo Governo Federal e esses problemas seriam solucionados. Como as duas primeiras das três parcelas foram depositas, resta indagar se tudo não é problema de gestão.

GREVE
Os servidores estaduais da saúde estão em greve há mais de trinta dias. Hoje, pela manhã, representantes do sindicato da categoria serão recebidos pela secretária Tatiana Mendes Cunha, do Gabinete Civil e Cristiano Feitosa, secretário de Administração.

SEGURANÇA
A Segurança Pública é outro grande problema na administração Robinson Faria. Ontem, ele foi recebido pelo ministro da justiça, Torquato Jardim, entregando-lhe o Plano Estadual de Segurança Pública e solicitando recursos para reforçar o aparato da Segurança no RN.

SUCESSÃO
Acreditam os analistas políticos locais que, no caso da senadora Fátima Bezerra concorrer ao governo do Estado, poderá receber o apoio da prefeita Rosalba Ciarlini. Seria a repetição do que aconteceu quando Fátima disputou o Senado e recebeu as simpatias da prefeita.

MISSA
A missa de 7º dia pelo falecimento do comentarista esportivo Lupércio Luiz será celebrada na segunda-feira, dia 7, às 17 horas, na Catedral de Santa Luzia. Em Natal, a missa de 7º dia será amanhã, sexta-feira, às 19 horas, na Matriz de Santa Terezinha.

LOMBADAS
Inicialmente, a construção de lombadas nas BRs tinham o objetivo de limitar a velocidade e diminuir acidentes. O deputado Gustavo Carvalho solicitou a retirada dessas lombadas que estão facilitando a ação de bandidas que estão utilizando esses trechos para assaltos.

MUDANÇA
Alguns partidos políticos estão mudando de denominação. O PTdoB agora é “Avante”, o PTN passou a ser “Podemos”. O PSDC deu entrada no Tribunal Superior Eleitoral solicitando nova denominação para a sigla que passará a ser conhecida como “Democrata Cristão (DC).

POSSE
Dez ministros foram exonerados para ajudar o presidente Michel Temer na votação na Câmara dos Deputados. Com o resultado favorável de 263 votos a 227, já reassumiram o comando das respectivas pastas, conforme publicação no Diário Oficial de hoje.