Notas da Redação

AVALIAÇÃO

Relatório

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte apresentou relatório sobre resultado financeiro da Mossoró Cidade Junina. A avaliação foi positiva, havendo retorno de quatro reais para cada real investido. Com investimento de R$ 3 milhões, o retorno foi de R$ 12 milhões.

BARAÚNA
Na próxima sexta-feira a cidade de Baraúna recebe o programa Vila Cidadã, promovido pelo governo do Estado. Além de atividades recreativas são ofertados serviços de emissão de carteira de identidade, CPF, testes rápidos de HIV/AIDS, sífilis e verificação de pressão arterial.

RENOVAÇÃO
Começaram as especulações sobre candidaturas nas eleições do próximo ano. No que se refere à Câmara dos Deputados, admite-se que metade dos deputados federais têm chances reais de reeleição. A outra metade estará na disputa voto a voto com novos candidatos.

AFASTAMENTO
O ex-ministro Henrique Eduardo Alves, que teria reeleição assegurada no próximo pleito e o vereador Ranieri Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, outro candidato com grandes chances de eleição não deverão concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições.

BENEFÍCIO
O deputado federal Walter Alves, candidato à reeleição, será beneficiado com afastamento da candidatura do primo Henrique Alves. Desta vez, Walter não poderá ter o apoio agressivo do pai, senador Garibaldi Alves, que disputará mais uma reeleição ao Senado.

REAPROXIMAÇÃO
Depois de afastamento temporário, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e o governador do Estado, Robinson Faria, retomaram o diálogo político. No momento, os dois pretendem o cargo de governador, mas poderá haver acomodação com um deles disputando o Senado.

DIFICULDADES
Por conta da crise financeira enfrentado pela administração, o governador Robinson quebrou a tradição de antecipar o pagamento dos salários aos servidores do Seridó pelos festejos de Sant`Ana, tradição iniciada no governo Wilma de Faria e mantido no de Rosalba Ciarlini.

ESTADUAIS
Em Mossoró, quatro ou mais candidatos disputarão uma cadeira à Assembleia: Larissa disputará a reeleição, a filha da prefeita, Lorena Ciarlini, estreará como candidata, além do ex-prefeito Francisco José e o empresário Jorge do Rosário. Mas, outros nomes ainda surgirão.

VOTOS
Dois dos atuais deputados estaduais receberam votações expressivas em Mossoró, o que não acontecerá no próximo pleito. Galeno Torquato, foi apoiado pelo prefeito Francisco e Souza Neto, de Areia Branca, fez dobradinha com o deputado federal Beto Rosado.

REALIDADE
O deputado Beto Rosado, candidato à reeleição, não será votado com Souza Neto, pois fará dobradinha com a prima Lorene Ciarlini. Galeno Torquato, que recebeu 12.306 votos, sofrerá queda ainda mais expressiva pois não contará com o apoio oficial da prefeitura de Mossoró.

ALIANÇA
Na crise política, DEM e PSDB descobrem que os partidos apresentam ideias democráticas semelhantes e anunciam união para 2018. O fato sinaliza o afastamento do governo Temer e o escanteio do PMDB que deverá ficar sem candidato majoritário à presidência, no próximo ano.

APOIO
Sentindo o aumento da crise, o presidente Michel Temer está telefonando e conversando pessoalmente com deputados federais aliados para garantir apoio na decisão que será votada na Câmara dos Deputados e que poderá afastá-lo da presidência.

GÁS
Com os elevados preços dos combustíveis líquidos, o gás naturas veicular voltou a ser a grande opção dos proprietários de carros. Hoje, o GNV é 51% mais barato que a gasolina e, em relação ao etanol, a economia é ainda maior, chegando a R%56%.

AUMENTO
Enquanto o governo federal luta para conseguir cortar gastos e equilibrar as contas públicas, o Conselho Superior do Ministério Público Federal aprovou proposta orçamentária para 2018 com reajuste de 16,3% no salário dos procuradores da República.

INVASÃO
O MST ocupou, ontem, várias propriedades, numa ação intitulada “jornada nacional de luta pela reforma agrária”. Entre as propriedades invadidas estão uma fazenda do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, uma da família de Blairo Maggi, ministro da Agricultura e uma do amigo do presidente Temer, empresário João Baptista Lima Filho.