Notas da Redação

BOMBEIROS
O Mossoró Cidade Junina 2017 teve que enfrentar dificuldades para ser levado a públic0. As dificuldades foram desde ação contra sua realização pelo Sindiserpum até interdição pelo Corpo de Bombeiros por conta de uma diferença de 3 cm no espaço dos patamares das arquibancadas.

SEGURANÇA
O sistema de segurança da Mossoró Cidade Junina tem sido eficiente e, no primeiro final de semana as ocorrências foram marcadas apenas por casos relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

INTERNET
Desde ontem, as escolas públicas da Grande Natal estão contando com internet banda larga. A rede representou um investimento de R$ 11 milhões e beneficiará 346 escolas públicas. Não se sabe ainda quando os demais municípios, inclusive Mossoró, serão incluídos no projeto.

INSULINAS
A Secretaria de Saúde do Município anunciou a chegada de lotes de insulinas Degludeca (Tresiba) e Asparte. A distribuição do medicamento será iniciada a partir desta terça-feira. Nos últimos 10 anos o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8%.

COMPETÊNCIA
Considerado um dos secretários mais poderosos nas gestões da ex-governadora Wilma de Faria, o atual Secretário Extraordinário para Gestão de Projetos do Governo do Estado, Vagner Araújo, poderá voltar a ocupar novamente a Secretaria de Planejamento do governo Robinson.

DESMENTIDO

Robinosn

O governador Robinson Faria desmentiu notícia publicada no jornal O Globo e esclarece que o RN possui projeto finalizado encaminhado e sobe análise do Departamento Penitenciário Nacional para utilização de recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

OGLOBO
Na edição de ontem, O Globo noticiou que embora palco de massacres recentes que deixaram 130 mortos neste ano, AM, RR e RN ainda não apresentaram projetos finalizados de criação de vagas em presídios com uso dos recursos liberados em dezembro pelo Governo Federal.

STF
O Supremo Tribunal Federal poderá tomar, amanhã, decisão que pode interferir no futuro da Operação Lava-Jato. Os ministros decidirão se poderão ou não modificar os termos da colaboração premiada firmada pelos donos da JBS, inclusive as penas estipulads.

REGISTROS
Mídia mossoroense tem destacado a ação da ex-governadora Wilma de Faria diretamente ligada à Mossoró. Em seus dois mandatos deixou marcas importantes na cidade que, no momento oportuno, deverá homenageá-la como merece.

POSSE
Muitos não entenderam o motivo, mas o ex-procurador-geral do Estado, Rinaldo Reis Lima teve que mover ação para conseguir transmitir pessoalmente o cargo ao sucessor Eudo Rodrigues Leite, garantia concedida pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

DISCURSO
Para o ex-procurador Rinaldo Reis “todos os números da nossa atuação foram elevados exponencialmente. Também prestamos atenção às modificações internas da estrutura do Ministério Público, para tornar a instituição mais democrática e participativa. “

REFORMA
O senado poderá votar ainda esta semana proposta de emenda à Constituição que trata do fim da reeleição e de novas regras para o Fundo Partidário. Também na pauta a PEC que trata da desburocratização para pequenos municípios e a que torna o estupro crime imprescritível.

REFORMA ii
Entre os itens discutidos ainda nesta semana, na Reforma Política, está a redução da idade mínima exigida para os candidatos aos cargos de governador e vice-governador. O texto atual passa de 30 anos para 29 anos de forma que jovens possam ocupar tais cargos.

MANUTENÇÃO
Da mesma forma que ocorre o corporativismo nos outros Poderes da República, o ministro Edson Fachin deverá continuar com a relatoria da delação da JBS no Supremo Tribunal Federal. Pode até não ser unanimidade, mas terá apoio da maioria dos ministros da Casa.

SEPARAÇÃO
O jornalista Merval Pereira, de O Globo, considera que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, errou ao não separar os políticos que recebem caixa 2 dos que receberam propina: “cometeu um erro grave porque ajudou a desmoralização da classe política, que não serve a ninguém”.