Notas da Redação

SURPRESA
Ao desembarcarem no Aeroporto Aluízio Alves, o deputado Felipe Maia e o senador Garibaldi foram surpreendidos por hostilidades oriundas de simpatizantes do deputado Jair Bolsonaro. Os manifestantes gritavam o nome da JBS e chamavam de ladrões os dois parlamentares.

BANDIDOS
Com auditório lotado, o deputado Jair Bolsonaro defende que PM mate mais bandidos e que policial que mata bandido tem que ser homenageado. Dentro da linha militar quer um general ocupando o ministério da Educação. Hoje, Bolsonaro concederá entrevista a uma emissora de TV.

PAGAMENTO
Diferente do que vinha acontecendo em administrações anteriores, a prefeita Rosalba Ciarlin antecipou o pagamento de cachês aos artistas que participarão do Pingo da Mei Dia, concursos de rei e rainha e Chuva de Bala no País de Mossoró.

GOVERNADOR

Julianne Faria

A assessoria do governador Robinson Faria confirmou sua presença no Pingo da Mei Dia que é o evento oficial da abertura da Mossoró Cidade Junina. Virá acompanhado de alguns secretários, entre eles sua esposa, Julianne Faria, destaque entre os auxiliares do governador.

SERTANEJA
Às vésperas da abertura da festa Mossoró Cidade Junina deve-se registrar a crítica da cantora Elba Ramalho à descaracterização das festas juninas no Nordeste por conta da presença dominante da música sertaneja. Elba diz não querer ir à festa junina que não tenha forró.

AFASTAMENTO
Dentro da nova sistemática de atuação da Justiça, o desembargador Glauber Rêgo, do Tribunal de Justiça do RN, determinou o afastamento do deputado estadual Ricardo Mota pelo prazo de 180 dias. Foi aplicada a mesma sanção a que está submetido o senador Aécio Neves.

MANDATOS
O deputado Ricardo Mota foi eleito pela primeira vez em 1986, assegurando a renovação dos mandatos nos pleitos seguintes. Isso significa dizer que está desempenhando o seu oitavo mandato, havendo assumido a presidência da Assembleia por duas vezes consecutivas.

CONVOCAÇÃO
O suplente de Ricardo Mota, Adão Eridan, poderá não ser convocado para assumir o cargo de deputado estadual. É que a Constituição determina que a convocação de suplente ocorre em caso de vacância e se o titular tomar posse no cargo de ministro de Estado, governadork secretário, prefeito ou chefe de missão diplomática.

ZENAIDE
Rompida politicamente com o irmão, ex-deputado federal João Maia, que planeja retornar ao cargo, a deputada Zenaide Maia tem cumprido agenda exaustiva em busca da reeleição ou disputa de um cargo ao Senado. Neste final de semana dedica seu tempo ao Alto Oeste.

HENRIQUE
Entre os desdobramentos resultantes dos problemas enfrentados pelo ex-ministro Henrique Alves, o vereador peemedebista, Ubaldo Fernandes, defende que Henrique, como aconteceu com o senador Aécio Neves, no PSDB, peça afastamento da presidência do partido no RN.

JULGAMENTO
Pelo que vem sendo observado no julgamento da ação contra Dilma Rousseff-Michel Temer a opinião geral é que o placar final de 4 X 3 pela rejeição do processo. Isso não significa dizer que Temer terá céu de brigadeiro, pois outras denúncias continuarão a ser apresentadas.

MINISTROS
Confirmado a vitória de Temer pelo placar de 4 a 3, deverão votar em favor do presidente os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira de Carvalho e Gilmar Mendes. Contra a absolvição os ministros Herman Benjamin, Rosa Weber e Luiz Fus.

COTAS
O Supremo Tribunal Federal decidiu, ontem, a constitucionalidade da aplicação de cotas raciais em concursos públicos. Por esse entendimento fica validada uma lei de 2014 que obriga os órgãos públicos federais a reservarem 20% de suas vagas para negros.

REFORMAS
Vencendo a ação que pretende afastá-lo do cargo, o presidente Temer ganha fôlego e poderá se dedicar às reformas que vem defendo junto ao Congresso Nacional. Os partidos que se preparavam para deixar a base aliada recuarão do intento e votarão ao lado do Executivo.

VITÓRIA
Apesar do placar apertado, 14 votos favoráveis e 11 contrários, a aprovação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos econômicos do Senado representa um bom sinal de vitalidade do governo Temer, em meio à crise que se instalou em sua administração.