Notas da Redação

Garibaldi Filho: “Não adianta só lamentar, temos que agir”
Garibaldi Filho: “Não adianta só lamentar, temos que agir”

DEPOIMENTO
As atenções do país estarão voltados nesta quarta-feira para a cidade de Curitiba, onde o ex-presidente Lula prestará depoimento, como réu da operação Lava Jato, ao juiz Sérgio Moro. Será a primeira vez que Lula e Moro estarão sentados frente a frente.

DERROTA
Os advogados de Lula solicitaram o adiamento da audiência, mas não foram atendidos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre. Decidiram recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, mas a expectativa de sucesso é remota.

MANIFESTAÇÕES
A justiça do Paraná está marcando os militantes pró-lula sob pressão, dificultando as ações de rua anunciadas para hoje, em Curitiba. Ontem, mandou retirar simpatizantes de lula que haviam acampado no pátio ferroviário de Curitiba, base da operação Lava Jato.

INSTITUTO
Outro golpe desfechado contra Lula foi a suspensão das atividades do Instituto Lula, atendendo solicitação do Ministério Público Federal. Seus dietores são acusados de tramar contra a Lava Jato para silenciar o ex-diretor da Petrobrás, Nestor Ceveró.

COMUNICAÇÃO
O presidente da República, Michel Temer, ouviu do senador Garibaldi Alves um relato da violência que tomou conta do Rio Grande do Norte. E disse da inércia do governo estadual em relação ao problema. É preciso dar um basta a tanta violência, disse o senador.

ENSINO
O Ministério da Educação autorizou a instalação de novos cursos superiores de graduação para o Rio Grande do Norte. Mossoró terá mais 230 vagas na Faculdade Maurício de Nassau, nos cursos de Administração, Logís¬tica, Gestão Comercial, Ciências Contábeis e Segurança no Trabalho.

CIRURGIAS
A deputada Larissa Rosado, em caráter de urgência, cobrou do Governo do Estado informações sobre a real situação de déficit de cirurgias ortopédicas no estado, assim como o planejamento de curto, médio e longo prazos para redução das filas.

CÂMERAS
A CCJ da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Ezequiel Ferreira que prevê a instalação de câmeras nas escolas públicas estaduais no sentido de estabelecer um maior sentimento de segurança nas escolas, tendo em vista os “arrastões” que vêm ocorrendo.

MÁRCIA
Para a deputada Márcia Maia essas câmeras deveriam ser instaladas em áreas consideradas críticas e de risco em Natal e nas cidades do interior. Quando o governador retornou de sua viagem à Bolívia, fez referências à utilização desses equipamentos nesse país.

ROBINSON
O governador Robinson Faria esteve em Brasília, ontem, sendo recebido pelo Diretor Geral do departamento Penitenciário Nacional, Marcos Silva. Robinson solicitou a permanência da força de intervenção penitenciária no RN até que os aprovados no concurso para agente sejam empossados e passem a trabalhar.

NELTER
O deputado Nelter Queiroz, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, cobrou mais empenho da bancada federal para que as obras da duplicação da Reta da Tabajara, que faz a interligação entre as BRs 226, 304 e 427, sejam retomadas.

SINDICATO
Contrariando a regra onde gestor executivo não recebe entidades em greve, a prefeita Rosalba Ciarlini se reunirá hoje com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró. Certamente, um estilo diferente adotado por Rosalba em seu quarto mandato como prefeita de Mossoró.

REFORMA
A Comissão Especial da Reforma Política aprovou ontem a unificação para seis meses dos prazos de desincompatibilização para quem quer concorrer a cargos públicos. Os evangélicos conseguiram aprovar item que permite aos líderes religiosos candidatos permanecerem em suas atividades durante a campanha, sem necessidade de desincompatibilização.