Notas da Redação

OXIGÊNIO

Usina oxigenio

Causou estranheza a determinação do ministério público em Mossoró que determinou o fechamento da usina de oxigênio do município. O fato aconteceu sem a apresentação de qualquer mandado judicial, colocando em risco a vida de pacientes que utilizam o produto.

REPERCUSSÃO
Altamente negativa a iniciativa do SINDISERPUM em anunciar que irá à Justiça reivindicar o cancelamento do Mossoró Cidade Junina 2017. Em tempos de crise são muitos os que esperam a oportunidade de um trabalho, mesmo que temporário, como ocorre nesse período.

GREVE
Na assembleia geral, o SINDISERPUM decidiu a deflagração de greve a partir da próxima segunda-feira, por conta do atraso de pagamento do funcionalismo, ocorrido na gestão do ex-prefeito Francisco José, alguns desde o mês de agosto de 2016.

PAGAMENTOS
Até agora a prefeitura está pagando em dia os serviços prestados no corrente ano e quitou salários e o décimo dos aniversariantes de novembro, parte da folha de dezembro, gratificações e horas extras acumuladas.

PAGAMENTO
O Governo do Estado divulgou o calendário de parte do pagamento dos funcionários. Os que recebem mais de R$ 4 mil ainda dependerá de recursos em caixa. Por sua vez, a Prefeitura de Natal iniciou pagamento de parcela de servidores, pagando a 60% do funcionalismo.

CIOSP
A Secretaria de Segurança Pública, Sesed, apresenta, hoje, em Mossoró, o novo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, Ciosp, que funcionará na cidade a partir de junho. O ato acontecerá, às 10 horas, no 2º Batalhão de Polícia Militar.

DUPLICAÇÃO
As obras de duplicação da Reta da Tabajara, na BR 304, entre o viaduto de Macaíba até o girador com acesso à BR 226 sofreu nova paralisação. O Tribunal de Contas do Estado é responsável por essa determinação por conta de possíveis irregularidades na obra.

ARRECADAÇÃO
O Tribunal de Contas do RN e o Ministério Público de Contas do RN lançaram a cartilha “Gestão Fiscal Efetiva”, dentro do Programa de Governança das Execuções Fiscais. O objetivo é aumentar a arrecadação dos municípios potiguares.

TIÃO
A admitir a possibilidade de disputar um cargo proporcional, o de deputado federal, o empresário Tião Couto, que disputou a prefeitura defendendo o afastamento de políticos das administrações, passa a desempenhar atividade política na mais legítima acepção da palavra.

TSE
Por 5 a 2, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do governador do Amazonas, José Melo e o Vice Henrique Oliveira, por compra de votos. Em Mossoró, não existe ações de investigação sobre candidaturas fartamente irrigadas às vésperas do último pleito.

STF
Em mais um exemplo de quebra de paradigma, o Supremo Tribunal Federal decidiu derrubar normas estaduais que impedem governadores de responderem a ações penais sem autorização das assembleias legislativas, onde sempre detêm a maioria dos votos.

CONTAS
Os 35 partidos políticos apresentaram à Justiça Eleitoral as prestações de contas partidárias referentes ao exercício financeiro e contábil de 2016. O primeiro a declarar foi o Partido Ecológico Nacional (PEN) e o último foi o Partido Verde (PV).

AMEAÇA
Em entrevista a Pedro Bial, TV Globo presidente do STF, ministra Carmen Lúcia afirmou que a operação “Lava Jato não está ameaçada e não estará. Somos um povo muito valente. Não é qualquer povo que tem a coragem de se deparar com esse problema”.

RESILIÊNCIA
O PT voltou às ruas com toda força que se possa imaginar. O ex-presidente Lula voltou a articular as ações de retomada política e outros partidos, como o Psol, não escondem o desconforto de serem transformados em satélites da oposição.