Notas da Redação

BISPOS

Bispos do RN

No início de 2007 o bispo de Barra (BA) fez greve de fome contra as obras de transposição do rio São Francisco. Nesta semana, o Arcebispo de Natal e os bispos de Caicó e Mossoró irão à Brasília conversar com deputados e senadores do RN sobre o projeto de integração do mesmo rio.

PARTIDO
A deputada federal Zenaide Maia confirmou a saída do Partido Popular, partido pelo qual foi eleita em 2014. Alega desconforto com a orientação recebida do PP, mas há quem fale no aproveitamento de espaços para o marido Jaime Calado disputar um cargo eletivo em 2018.

FORO
Embora a imprensa apresente o foro privilegiado como uma exceção que beneficia a classe política, ele garante privilégios a mais de 37m5 mil autoridades do Pode Judiciária. Contudo, deverá haver modificações no critério atual desse foro para os Três Poderes da República.

RECIFE

O governador Robinson Faria, os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Larissa Rosado, Dison Lisboa e representantes do judiciário no RN estiveram em Recife participando da posse da Mesa Diretora do Tribunal Regional da 5ª Região.

APOIO
O ex-deputado Flávio Rocha escolhido como o Empresário do Ano pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping defende o nome do prefeito de São Paulo, João Dória (SDB), para disputar a presidência da República nas eleições do próximo ano.

GUARDAS
A prefeita Rosalba Ciarlini, atendendo solicitação dos feirantes na área da Cobal, autorizou o retorno da Guarda Municipal para realizarem o patrulhamento no local onde existe o maior centro de comercialização de alimentos de Mossoró.

CULTURA
O nome do vereador Francisco Carlos vem sendo especulado para assumir a nova Secretaria da Cultura. Essa nomeação possibilitará o retorno à Câmara Municipal do suplente Genivan Vale que teve atuação destacada em seus mandatos anteriores.

HRTM
O Hospital Regional Tarcísio Maia volta a enfrentar sérias dificuldades no atendimento à população. Além da desativação do setor de pediatria, que poderá ser temporário, as macas estão se acumulando nos corredores, para desespero da população.

GREVE
Os professores da rede pública estadual em Mossoró suspenderam a greve decretada em 16 de março e retornaram, ontem, às salas de aula. A greve atendia orientação do congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação, contra a aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista, além da terceirização defendida pelo governo federal.

MILITARES
Policiais e bombeiros militares do RN paralisarão as atividades de trabalho a partir da manhã de hoje e realizarão protesto em frente à Governadoria. Querem que o governador recolha a mensagem de proposta de reforma da previdência encaminhada à Assembleia Legislativa.

VIOLÊNCIA

O governo estadual desmente estatísticas que circulam nas redes sociais apontando Natal como a cidade mais violenta do Brasil entre 2014 e 2015. E, assegura que nesse período houve uma queda de 13,6% nesses casos e, no RN, diminuição de 7,1%. Não é o que parece.

MONITORAMENTO
Preocupado com a repercussão do julgamento da chapa Dilma-Temer que se inicia hoje, junto aos investidores, o governo determinou o acompanhamento da reação dos investidores, procurando diminuir qualquer efeito que possa prejudicar a recuperação da economia nacional.