Notas da Redação

CÂMARA
Começam hoje as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Mossoró. Neste ano, a primeira convocação foi para discutir e votar mensagem da prefeita Rosalba Ciarlini ajustando salários dos professores. A segunda, solene, para leitura da mensagem anual da prefeita municipal.

OPOSIÇÃO
A bancada oposicionista elegeu como líder a vereadora do Partido dos Trabalhadores, Isolda Dantas. Embora esteja em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, Isolda tem mostrado habilidade e firmeza em suas posições, merecendo a confiança dos colegas parlamentares.

SITUAÇÃO
Para liderar a bancada governista a prefeita Rosalba Ciarlini definiu-se pelo vereador Alex Moacir, com experiência como vereador e facilidade de negociação com os colegas. A escolha já era conhecida há alguns dias.

BURACOS
Com recursos próprios, a prefeitura de Mossoró intensificará o trabalho de recuperação da malha viária da cidade. O plano de execução foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, Projetos e Serviços Urbanos e aproveitará os períodos de estiagem na cidade.

RENDIÇÃO

Robinson

A exemplo do que vem acontecendo em outros Estados, o governador Robinson Faria está se rendendo às exigências do governo federal para conseguir apoio financeiro. Primeiro é a reforma da previdência, com aumento da alíquota. Depois, poderá ser a vez da CAERN.

ASSEMBLEIA
E, para que mudanças dessa natureza ocorram, os deputados estaduais terão reunião hoje com o “colegiado de líderes” definindo como será a tramitação dos projetos de lei que integram o pacote fiscal do governador Robinson Faria.

EXPLOSÕES
Os assaltos continuam apavorando a população potiguar. Na madrugada desta terça-feira bandidos fortemente armados explodiram simultaneamente duas agências bancárias, Bradesco e Banco do Brasil na cidade de Caraúbas.

REPASSE
O presidente do TJRN, Expedito Ferreira, considera que o anúncio da doação de até R$ 100 milhões ao Poder Executivo foi vontade pessoal do desembargador Cláudio Santos, então presidente do Tribunal e que sequer foi ventilada no Pleno. Os recursos serão investidos prioritariamente no próprio Judiciário.

HOSPITAL
O governo do Estado confirma nova data para licitação das obras de construção do Hospital Regional da Mulher e Banco do Leite para o dia 28 deste mês, às 10 horas. Os recursos para a obra estão no Programa do RN Sustentável.

AUMENTOS
As concessionárias de energia elétrica adiantam que poderá haver novo aumento nas contas de energia, por conta do baixo nível das hidrelétricas. O governo, por sua vez, avalia a alta de impostos para garantir o cumprimento da meta fiscal. Mais peso no bolso do consumidor.

VOTO
O Brasil comemora 85 anos da conquista do voto feminino, em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas. Antes, em 1927, a Lei Eleitoral do RN antecipara que “poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por esta lei”. O primeiro alistamento foi o de Celina Guimarães, em Mossoró.

GILMAR
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, defendeu, em São Paulo, uma reforma política efetiva. Segundo ele, as mudanças que foram feitas atingiram apenas parcialmente seu objetivo e, nas suas palavras, sempre de maneira mais ou menos cosmética.

FORO
O ministro Gilmar Mendes defendeu o Foro Privilegiado que evita a “politização” dos casos por parte de magistrados de instâncias menores. Para os que afirmam que o STF é lento, Gilmar lembra o caso do Carandiru, em SP, onde o processo foi iniciado em 1992.

DIREITA
Depois da vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, a direita caminha para vencer as eleições na França com a candidatura de François Fillon. Essas informações são acompanhadas de perto pelos partidários do deputado Jair Bolsonaro que poderá disputar a presidência do Brasil em 2018.