Notas da Redação

francisco-joase

APOIOS
Nas últimas 24 horas o noticiário político local tem sido ocupado pelas notícias de abandono do apoio à candidatura à reeleição do prefeito Francisco José, por parte das coligações partidárias. Algumas notícias são desmentidas enquanto outras se espalham rapidamente.

MOVIMENTAÇÃO
Verdade ou especulação, não se pode negar que houve diminuição na mobilização popular promovida pelo candidato Francisco José. É péssimo para quem disputa um mandato eletivo a especulação de que seu nome poderá ser retirado da disputa.

PRB
No caso do Partido Republicano Brasileiro, onde o presidente do diretório municipal teria liberado seus candidatos a vereador, os blogs já anunciam os caminhos que seriam trilhados por Arlindo Fulgêncio, Gerson Nóbrega e Gilson Cardoso em apoio a outros candidatos.

DESGASTE
Para se ter uma noção do desgaste do prefeito de Mossoró, alguns jornalistas analisam que a notícia de que ele poderia apoiar o nome do candidato Tião Couto é trabalho dos adversários para desgastar o candidato tucano. Como se um prefeito não tivesse votos a transferir.

JUDICIALIZAÇÃO
Pelo fato de Rosalba Ciarlini ser a candidata favorita na corrida pela prefeitura de Mossoró, os demais concorrentes tentam derrubá-la por meio de ações judiciais. Após ter seu pedido de registro deferido pela Justiça Eleitoral, Tião Couto e Francisco José recorreram ao TRE-RN contra essa decisão. Os recursos foram protocolados no fim da tarde de ontem.

NACIONAL
O governador Robinson Faria anunciou, ontem, que 175 homens da Força Nacional chegarão hoje ao Estado para substituir o trabalho de reforço na segurança feito por tropas militares quando da rebelião dos presos por conta dos bloqueadores celulares nos presídios.

REFORÇO
É que, hoje, haverá instalação de bloqueador em Alcaçuz e o governo quer evitar o que aconteceu quando os telefones foram bloqueados em Parnamirim. Várias cidades do interior foram alvo de atentados de terroristas e vândalos.

NATAL
Enquanto o prefeito Carlos Eduardo continua como franco favorito na disputa pela prefeitura de Natal, os demais candidatos procuram levar o pleito para o segundo turno. Tem todas as pesquisas até hoje divulgadas, o prefeito poderá ser reeleito ainda na primeira votação.

CUNHA
Será finalmente amanhã, às 19 horas, a sessão da Câmara dos Deputados que deverá aprovar a cassação do mandato de deputado federal de Eduardo Cunha. O deputado Cunha ainda não informou se vai comparecer e seus aliados tentarão adiar a votação.

TÉRMINO
Faltam apenas 22 dias para a escolha dos novos prefeitos dos municípios brasileiros. Ou, dois sábados, uma vez que a campanha será encerrada à meia noite da quinta-feira, 29 de setembro. O juiz poderá prorrogar esse prazo por mais duas horas, conforme a lei eleitoral.

CANDIDATOS
O TSE está identificando servidores públicos que se candidatam com o único objetivo de ficar seis meses fora do trabalho recebendo salários. Muitos sequer fazem campanha. O TSE vai exigir, na hora do registro, que os servidores comprovem realmente o envolvimento político.

DOAÇÕES
Outra condição que está sendo investigada pelo TSE diz respeito ao financiamento das campanhas. O TCU encontrou indícios de irregularidade em doações que totalizam cerca de R$ 226 milhões. Em algumas delas os doadores não têm capacidade econômica para tanto.

GASOLINA
Em Brasília, os postos de combustíveis estão fazendo de tudo para reforçar o caixa; Além de reduzir os preços da gasolina para R$ 3,25 o litro, estão parcelando o pagamento em até três vezes no cartão. É que as vendas caíram cerca de 20% nos momentos de pico do consumo.

IMPEACHMENT
Depois de arquivar um pedido de impeachment contra o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, o presidente do Senado, Renan Calheiros, receberá um outro, desta vez contra o presidente do TSE, Gilmar Mendes, acusado de conduta partidária no exercício do cargo.

DILMA
Quando a ex-presidente Dilma deixou o Palácio do Planalto sua popularidade era de apenas 13%. Mesmo assim, atenderá aos convites para participar das eleições municipais em três capitais: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvados, em palanques do PT e do PCdoB.