sábado , 25 de novembro de 2017
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

SAL

​

Proposta pela vereadora Sandra Rosado, a Câmara Municipal realiza, hoje, audiência pública sobre a indústria salineira. Sandra considera essa audiência a continuidade do trabalho iniciado junto à presidência da República em prol do sal como produto de interesse social do País.

PESQUISA
Em Natal, o Instituto Certus pesquisou sobre eleições 2018. Em Mossoró, o Instituto Gama levantou dados sobre avaliação da administração municipal. A pesquisa realizada no início de outubro mostra que 67% dos mossoroenses estão satisfeitos com a administração de Rosalba.

ROBINSON
Enquanto o Instituto Certus mostra que 81,8$ dos natalenses desaprovam o governo Robinson Faria, o Gama revela que o quadro não é muito diferente em Mossoró, com 72% dos eleitores rejeitando a administração do atual governador do Estado.

UNIÃO
Embora não haja reconhecimento por parte da população que sempre cita o exemplo do Ceará em termos de unidade em defesa do Estado, a bancada federal do Rio Grande do Norte, situação e oposição, endossou pedido do governador em emendas no valor de R$ 772 milhões.

IBERÊ
Quando o deputado Iberê Ferreira foi indicado relator do Orçamento Geral da União, a bancada federal aprovou mais de R$ 1 bilhão em emendas para o RN. Infelizmente, aprovação no OGU não significa pagamento obrigatório dos recursos. Muito pouco foi liberado.

PMDB
Os peemedebistas históricos acreditam que o senador Garibaldi Filho terá condições de rearticular o partido no Rio Grande do Norte. Ontem, o vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias, declarou seu apoio e confiança na indicação de Garibaldi para presidência do diretório.

PREFEITO
O vice-prefeito Álvaro Dias encontra-se no exercício do cargo, por conta da viagem do titular, Carlos Eduardo, ao Vaticano. A tendência é que seja efetivado no cargo de prefeito de Natal quando da renúncia de Carlos Eduardo para concorrer ao governo do Estado.

CONTAS
Em dezembro de 2016, Tião Couto, inconformado com o resultado eleitoral em Mossoró, entrou com Ação de Investigação Judicial Eleitoral para cassar o mandato da prefeita eleita, Rosalba Ciarlini. Agora, o TER decidiu reabrir as contas de campanha do próprio Tião.

REPERCUSSÃO
É cedo para avaliar os efeitos eleitorais da posição da bancada federal em relação às últimas votações no Congresso em favor do presidente Temer ou manutenção do mandato do senador Aécio. Muito menos de saber se quem votou contra os dois terá mais chances de reeleição.

SUBSTITUIÇÃO
Não são apenas os partidos aliados que praticaram o troca-troca de parlamentares que reagiam em votar favoravelmente à rejeição da denúncia contra Temer. O PSB, afastou a líder do partido na Câmara e substituiu parlamentares, garantindo dois votos contra Temer.

MINISTRO
O ministro Herman Benjamin, que ganhou projeção no voto pela cassação da ex-presidente Dilma Rousseff e presidente Michel Temer, participa, hoje de sua última reunião como ministro efetivo do TSE. Benjamin nasceu em Catolé do Rocha (PB) e formou-se em direito pela UFRJ.

REGRAS
O TSE vai definir regras específicas que serão aplicadas no próximo ano. São providências relacionadas à reforma política recém aprovada pelo Congresso Nacional, nos que diz respeito a pesquisas eleitorais, registro de candidaturas e representações e direito de resposta.

MÉDICOS
A Câmara dos Deputados realizou, ontem, sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, ressaltando a necessidade de cobrar o respeito e a valorização dos médicos, que enfrentam todos os tipos de dificuldades para atender a população do Brasil.

TRANSPLANTES
O presidente Michel Temer assinou decreto que dá mais protagonismo a familiares na decisão sobre autorizar ou não o transplante de órgãos, em casos de morte encefálica, acabando com o critério da doação presumida.

AÉCIO
O senador Aécio Neves teve seu mandato parlamentar devolvido, mas tem que enfrentar nova frente de batalha. É que o senador Tasso Jereissati articula movimento interno para destituí-lo da presidência nacional do PSDB. A sugestão é que Aécio renuncie, mas, isso não acontecendo, poderá ser afastado.