terça-feira , 23 de maio de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / “Não destrua nossas conquistas”

“Não destrua nossas conquistas”

O vereador Francisco Carlos (PV) está vendo como equivocada essa gestão do prefeito Francisco José da Silveira Júnior, da forma como vem conduzindo a nossa educação. E faz um apelo para que o atual alcaidemossoroense não contribua para a destruição e para o desestímulo à política de educação do nosso município. E frisou Chico Carlos que essa política levou 16 anos para ser implantada e agora está sendo desvirtuada. Os prejuízos advindos disso se originam da inexistência de planejamentos claros e por conta da própria ineficiência da gestão. E sentenciou Francisco Carlos: “Mossoró precisa recuperar a sua capacidade de prestação de serviços que está precarizada”.

CONTRA-MÃO
Esse veto que o prefeito Francisco José da Silveira Júnior impôs ao projeto de Celso Lanches criando o Cinema Itinerante em Mossoró corresponde ao mesmo que se colocar na contra-mão da história. Ora, essa proposta foi colocada entre as 30 melhores saídas do parlamento como é que recebe o “não” do prefeito?

PADRE HAMILCAR
Mais detalhes alusivos aos 50 anos da paróquia de São José, aqui em Mossoró, estão aflorando. Por exemplo, o hoje monsenhor Hamílcar Mota da Silveira foi o primeiro pároco de São José.

HOMOFOBIA
Vi ontem nas minhas incursões pela Internet: “Ninguém precisa ser gay para lutar contra a homofobia”. E essa é uma verdade absoluta. Caso um cidadão se posicione contra a homofobia, os preconceituosos de plantão logo vão classificá-lo de gay, é do “time” ou coisa parecida.

PADRE MOTA
Há 80 anos (19 de janeiro de 1936) passados o padre Luiz Ferreira Cunha da Mota, conhecido como padre Mota, assumiu a prefeitura de Mossoró para empreender, considerando-se os padrões da época, uma das mais profícuas gestões de que se tem notícia na história mossoroense. E foi prefeito por 9 anos até 1945. Essa é que é a história.

INAUGURAÇÃO
Última forma na data prevista para a inauguração do Hiper Queiroz na avenida Antônio Vieira de Sá, no bairro Nova Betânia. Inicialmente cogitado para ser entregue no dia 27 de janeiro, agora a previsão é de que ele seja inaugurado nas imediações do dia primeiro de fevereiro próximo, com data a se confirmar.

ACADEMIA
Mais uma Academia no Oeste potiguar. Neste dia 23 de janeiro, às 19h, estará sendo instalada e dada a posse aos seus primeiros acadêmicos, a Academia Patuense de Letras e Artes, na cidade de Patu. O acontecimento se dará no auditório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) naquela cidade. O advogado Wellington Barreto é um dos acadêmicos da APLA, sentando na cadeira 15 cuja patronesse é Maria Itacira .

BANCADA
A próxima etapa do projeto político de RosalbaCiarlini para se candidatar neste ano à Prefeitura de Mossoró é constituir uma bancada de vereadores na Câmara Municipal. Rosalba é filiada ao PP e deverá buscar cooptadores para sua postulação nos partidos já representados atualmente no parlamento municipal. A conferir.

EXCLUÍDOS
Estamos tomando conhecimento: hoje em dia no Brasil são 2 milhões e 800 mil crianças que estão excluídas da educação. Diante de tão tenebrosa estatística, a doutora Ana Ximenes constata: esses são os potenciais bandidos de amanhã para os quais a população desejará a morte.

PRÁTICAS
Raimundo Nonato “Cinquentinha” contundente pra cima de Francisco José da Silveira Júnior: “Prefeito, não se faz um novo governo com velhas práticas. Pelo que foi anunciado vai ter que em breve partir para novo pacote. Vê se toma juízo, homem. Vai ficar anunciando um novo pacote a cada três meses. Isso só vai aumentar sua impopularidade. Assinado: “Cinquentinha”.

MESTRADO
O reitor da Uern, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, está exultante. Assinou mais 7 diplomas de Mestrado na instituição, desta feita contemplando: Educação, Computação, Saúde, Ciências Sociais, Letras, Física e Ciências Naturais.

CAOS
Cenário de ontem no Hospital Regional Tarcísio Maia denunciado pelo Dr. Marcelo Duarte: um paciente com um quadro agudo de apendicite sem poder ser submetido à cirurgia porque os aparelhos utilizados para anestesia estavam sendo usados com outra finalidade, qual seja, a de respiradores. É o caos absoluto.

AVALIAÇÃO
O PT mossoroense não está totalmente alheio às recentes medidas anunciadas pelo prefeito Francisco José da Silveira Júnior. Uma reunião onde se avaliou a conjuntura já foi realizada ontem nesta cidade com as diferentes correntes petistas. E os desdobramentos virão por aí. Aguardemos.

CRÍTICAS
Pelo menos dois vereadores, ou de maneira mais clara, um vereador e uma vereadora, já se insurgiram contra as medidas anunciadas pelo prefeito Francisco José da Silveira Júnior e lhes fizeram algumas críticas. Foram eles: TassyoMardonny e Isabel Montenegro. E outros, mesmo sem se pronunciar, não compareceram ao ato oficial realizado na sede da Prefeitura.

DESCONFIANÇA
O clima no interior da Prefeitura de Mossoró é o pior possível. Uns apontando o dedo para os outros: quem fica e quem sai? É a interrogação que permanece. E nesse clima de desconfiança mútua envolvendo a todos o ambiente para se trabalhar há muito que deixou de existir. E se diz que o próprio prefeito não sabe quem vai ficar ou quem vai sair.