Missa homenageia o “Guardião” do jornal O Mossoroense

No próximo sábado, 12 de maio, uma missa na Igreja São José celbra um ano de saudades de Cosme da Rocha Freire, conhecido carinhosamente como “Vovô”, o guardião do O Mossoroense, responsável por montar as páginas, letra por letra, quando o jornal ainda era impresso e preservar o acervo do periódico, além de manter acervo particular em casa.

Cosme morreu no dia 12 de maio de 2017, quando se recuperava dos efeitos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido 10 dias antes.

Figura marcante na história do jornal, “Vovô” tinha uma ligação com O Mossoroense, tendo começado a trajetória no veículo vendendo o impresso nas ruas. Depois disso, passou a integrar a equipe de impressão e dominar o ofício num período onde as páginas eram montadas com letras de chumbo em matrizes utilizadas na impressão.

Vovô conviveu com grandes nomes do jornalismo norte-rio-grandense como Dorian Jorge Freire, Nilo Santos, Emery Costa, Phabiano Santos, César Santos, Gilberto de Souza, Carlos Santos, Emerson Linhares e Cid Augusto. Colecionava histórias e anedotas, que traziam alegria para a redação.