Médico orienta check-up de rotina para prevenir casos de câncer

Cuidar da saúde significa qualidade de vida e longevidade. Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 27 milhões de novos casos de câncer são esperados no mundo para o ano 2030.

Pelo menos 17 milhões de mortes ocorrerão como consequência da doença, e 75 milhões de pessoas vivas estarão convivendo com o problema.

Especialista no assunto no Rio Grande do Norte, o oncologista Thiago Rego defende a importância do check-up anual, que avalia o paciente e solicita exames complementares sempre que necessário, para prevenir o surgimento de um câncer, e proporcionar maiores chances de cura, caso diagnosticado.

A importância da consulta para avaliação do paciente, mesmo quando não há sintomas, deve ser estimulada para evitar surpresas desagradáveis. É recomendado que homens e mulheres, ainda na juventude, se submetam ao check-up oncológico anual.

Trata-se de uma proteção contra os principais tipos de câncer, levando em conta a faixa etária, o sexo e a presença de casos de câncer na família: “Crianças, jovens e adultos também desenvolvem a doença, porém, mais de 1 em cada 3 casos podem ser prevenidos, e em estágio inicial é menos letal e de mais fácil tratamento”, alerta Thiago Rego.

Preocupado com as estatísticas apresentadas em todo o País, o médico que os exames estão disponíveis em seu consultório, por meio de equipamentos de última geração. Na ocasião, o oncologista clínico avalia o paciente e esclarece suas dúvidas, e os exames necessários poderão ser realizados em apenas um dia, exceto o preventivo, colposcopia, ultrassonografia, transvaginal, colonoscopia e endoscopia, que são encaminhados para o setor de ginecologia e gastroenterologia.

O médico lembra que o método da avaliação oncológica não tem complexidade e deve ser repetido e atualizado com as novas tecnologias disponíveis, e mesmo as pessoas que mantém um estilo de vida saudável, alimenta-se bem, pratica exercício físico e evita maus hábitos, como o fumo, também deve se precaver.

Por isso, medidas preventivas podem ser adotadas por homens e mulheres, e uma delas é procurar o especialista para realizar o check-up e afastar qualquer suspeita.