sábado , 19 de agosto de 2017
Home / Destaques / Maré sobe em nível recorde e invade ruas de Areia Branca
Fenômeno registrado no início deste ano é o mais intenso dos últimos dez anos Foto: Voz de Areia Branca
Fenômeno registrado no início deste ano é o mais intenso dos últimos dez anos Foto: Voz de Areia Branca

Maré sobe em nível recorde e invade ruas de Areia Branca

 

A cidade de Areia Branca foi surpreendida na tarde desta quarta-feira com a invasão da água do mar em ruas situadas nas proximidades do Cais Tertuliano Fernandes.

A invasão se deu devido o registro da maré de magnitude 3.8, índice considerado alto, e de dimensão suficiente para causar transtornos aos moradores da cidade litorânea.

Segundo a Marinha do Brasil, os índices registrados no início de 2016 são os mais altos dos últimos dez anos. A tendência de maré alta deverá se manter para esta quinta-feira quando deverá ser registrada maré de 3.7 às 05h09 e 3.8 às 16h49.

Ainda segundo a representação local da Marinha do Brasil, o fenômeno deve se repetir nos próximos dias com tendência de diminuição gradativa para os próximos dias.

O fenômeno não é novidade para os moradores areia-branquenses. Em fevereiro a água invadiu ruas situadas as margens do rio Apodi-Mossoró e se repetiu em praias da região.

Em Macau, a alta da maré registrada nos últimos anos, ocasionou danos na urbanização da praia de Camapum.

Em Canoa Quebrada (CE), o fenômeno tem gerado prejuízos a comerciantes com barracas instaladas a beira mar. Diante do problema recorrente, foi assinado um TAC com o Ministério Público para a remoção dos empreendimentos, que começam a ser deslocados para um ponto mais alto da praia.

O avanço das mares pode ter relação com o processo de elevação do nível do mar, ocasionado pela ação do efeito estufa em áreas congeladas do globo terrestre.

Estudos comprovam que o nível do mar tem elevação gradual que deverá ser mantida ao longo das próximas décadas.

Os estudos estimam que as cidades situadas no litoral brasileiro devem sentir problemas com o avanço gradual das águas do mar.

 

Com informações do site A Voz de Areia Branca