Mais de 110 pacientes buscam conseguir uma das 40 vagas para cirurgia gratuita pela Operação Sorriso

Com a esperança de poder realizar cirurgia corretiva gratuitamente, pessoas com lábio leporino e fenda palatina lotaram o setor de triagem instalado no Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado na manhã desta quinta-feira, 04 de agosto. Até a manhã desta quinta-feira, 114 pessoas já haviam se cadastrado às 40 vagas de cirurgia gratuita pela ONG Operação Sorriso em Mossoró.

Até o final do dia, são esperadas 200 pessoas na triagem que irá selecionar os 40 pacientes beneficiados pela ONG em Mossoró. Para participar da triagem, o interessado deve estar com documentos pessoais e Cartão SUS. Se tiver algum exame já realizado, o paciente também deve levá-lo para a avaliação.

A grande demanda pelas cirurgias corretivas se deve ao fato de há 20 anos não ser realizado o procedimento em Mossoró, cidade polo que deveria atender a mais 63 municípios potiguares. Grande parte das pessoas que participaram da triagem no Centro Clínico são de outros municípios.

As 40 cirurgias corretivas serão realizadas por 60 voluntários da Operação Sorriso, divididos em 11 especialidades médicas, nos dias 5 e 6 deste mês no Hospital Wilson Rosado.

Todos os pacientes que forem operados durante o programa humanitário em Mossoró, retornarão para a consulta pós-operatória no dia 10 de agosto no Centro Clínico e, durante um ano, farão acompanhamento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde da cidade. Quem não for morador de Mossoró, terá encaminhamento para dar continuidade ao tratamento na cidade onde residir.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que não conseguirem agendar a cirurgia corretiva durante esta passagem da Operação Sorriso por Mossoró serão incluídas em cadastro para que possam realizar o procedimento em outra oportunidade. No entanto, ainda não há previsão de quando novas cirurgias corretivas serão realizadas na cidade.

Pessoas com lábio leporino e fenda palatina lotaram o setor de triagem no Centro Clínico (Foto: Luciano Lellys).