Luiz Gonzaga Bertelli – Estágio nos autônomos

Os profissionais liberais exercem sua profissão com certa liberdade, após concluir a graduação ou curso técnico. Eles prestam serviços em sua área de atuação, podendo constituir uma empresa individual. Além disso, eles também podem estar ligados às empresas pela terceirização, contratados como prestadores de serviços, ou mesmo atuar como funcionários celetistas. Essa classe profissional é formada por médicos, advogados, dentistas, contadores, psicólogos, fisioterapeutas, arquitetos, jornalistas, nutricionistas, engenheiros, entre outras profissões.

Em época de crise, em que o desemprego atinge índices alarmantes – 24,1 % dos jovens de 14 a 24 anos estão fora do mercado de trabalho ­–, os profissionais liberais tem a vantagem de poder atuar em sua área de formação sem depender exclusivamente das vagas disponíveis no mercado de trabalho. Mesmo tendo de atender as exigências dos clientes, como prazos e qualidade dos serviços, podem estipular seus horários, tendo mais flexibilidade de agenda e organização.

Pela Lei do Estágio (n.° 11.788/2008), os profissionais liberais devidamente certificados em seus conselhos de classe estão aptos a contratar estagiários fornecendo capacitação prática aos futuros profissionais. Os benefícios são para os dois lados, já que o profissional poderá contar com jovens comprometidos e interessados em aprender tarefas do cotidiano da profissão, contribuindo também com conhecimentos atualizados da academia. Em contrapartida, os estagiários recebem a oportunidade de enfrentar o dia-dia da profissão, aperfeiçoando-se na prática e contando com profissionais experientes ao lado.

Essa relação de benefícios mútuos é que faz do estágio um mecanismo de sucesso na formação de jovens profissionais para as empresas e profissionais liberais de todo o Brasil. Há 52 anos, o CIEE está ao lado dos estudantes, oferecendo esse modelo de capacitação prática, que facilita a inserção deles no mercado de trabalho. Tanto o estágio quanto a aprendizagem funcionam como atalhos para quem pretende começar sua carreira com o pé-direito, com pensamento focado no sucesso profissional. A vivência com profissionais liberais também pode alimentar o gosto pelo empreendedorismo, item importante na lista de “medicamentos” para uma recuperação econômica a curto prazo.

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).