domingo , 22 de outubro de 2017
Home / Destaques / Leituristas da Cosern mapeiam 2.639 possíveis novos focos do Aedes aegypti em 112 cidades do RN
Caraúbas lidera ranking de possíveis focos do mosquito
Caraúbas lidera ranking de possíveis focos do mosquito

Leituristas da Cosern mapeiam 2.639 possíveis novos focos do Aedes aegypti em 112 cidades do RN

A força tarefa da Cosern, por meio das equipes de leituristas, identificou 2.639 possíveis nichos de proliferação do mosquito Aedes aegypti em 112 cidades do Rio Grande do Norte.

As cidades que apresentaram o maior número de focos são Natal, com 441 registros, Caraúbas, com 416, Campo Grande, com 165, Currais Novos, com 138 e Areia Branca, com 126. O registro mostrou ainda que os municípios da mesorregião Oeste Potiguar concentram mais da metade dos focos do mosquito, conforme gráfico abaixo.

Em Natal, os bairros localizados na Zona Norte apresentaram o maior quantitativo de registros de imóveis receptivos à reprodução do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Nossa Senhora da Apresentação, alcançou o maior número, totalizando 74 possíveis criadouros. Em seguida aparece Felipe Camarão e Lagoa Azul, onde foram encontrados 39 possíveis casos em ambos, seguido dos bairros de Potengi, com 33 e Igapó, com 30.

CAMPANHA – A campanha foi realizada no período de 01 a 30 de março, por meio da parceria celebrada entre a Cosern e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Os 385 leituristas da Cosern foram capacitados por agentes da Sesap nos dias 27/02 e 29/02, em 12 cidades polo do Estado, para identificar instalações com perfil de foco e criadouros do mosquito.

A partir das observações verificadas in loco em 1.344.356 imóveis visitados, os profissionais registraram um código específico no PDA (computador de bolso) para compor o relatório que foi enviado à Sesap. O relatório informa o endereço, a cidade e a localização georreferenciada, para que a Secretaria encaminhe seus agentes de combates a endemias ao local.