Laíre Rosado – Internet e Eleições

A Câmara e o Senado realizaram pesquisa nacional de opinião pública para conhecer o comportamento eleitoral do brasileiro em relação às redes sociais.

O DataSenado entrevistou 2.400 cidadãos em todos os estados e os resultados da pesquisa foram discutidos no último dia 12 e dezembro.

Foi observado que o conteúdo nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas, com as informações influenciando na decisão de voto nas eleições, sobretudo no público mais jovem.

Na busca da informação, o WhatApp é utilizado por 79% dos entrevistados, enquanto 50% responderam preferir a televisão. Outros 49 % sempre se informam pelo You tube.

É interessante notar que o público jovem usa mais as redes sociais e também dá mais valor a informações nesses meios para sua decisão de voto. 51% dos entrevistados desse grupo responderam que levaram as redes sociais em consideração na hora de escolher seu candidato.

O impacto das mídias sociais também é maior entre eleitores que se consideram de direita, pessoas com escolaridade mais alta e pessoas com renda familiar mais alta.

As redes sociais mudaram não apenas o modo de agir dos eleitores, mas, sobretudo, dos candidato que precisam se adaptar a essa nova realidade na eleições futuras.