segunda-feira , 29 de maio de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / “Lá se vão….”

“Lá se vão….”

LA SE VÃO 24-01

Nós hoje estamos em Mossoró, presumivelmente, dos anos 40. O enfoque fotográfico é emblemático. Ele mostra uma das grandes damasdaquela época devidamente acompanhada de dois dos seus filhos. Ela possuía uma família de muitos integrantes. Na foto, dona Alaíde Escóssiaque era matrimoniada com outro grande mossoroense de então, Escossinha (irmãodeLauro da Escóssia). E aqui dona Alaíde aparece ladeada por dois dos seus filhos, sendo um deles Juliano Escóssia, recentemente falecido,e o outro nãomefoi dado saber a identidade. Dona Alaíde era também uma exímia professora de arte culinária, ficando famosa em Mossoró pela elaboração de gostosíssimos pratos. Ela era a mãe,por exemplo, dedona Lourdinha Escóssia,a esposa do saudoso Vingt Rosado; a mãe de João Newton daEscóssia,ex-prefeitode Mossoró; avó da ex-deputada federal Sandra Rosado e muitos e muitos outros integrantes dessa histórica e extensa família mossoroense. E, se a fotoédos anos 40,então….lá se vão….nomínimo, 70 anos notúneldo tempo dahistóriamossoroense.

PADRE SÁTIRO
Registremos hoje com muita alegria o aniversário natalício acontecido na sexta-feira passada, dia 22 de janeiro, do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Ele chegou aos 86. Receba nosso abraço velho e querido amigo.

SASSA
Padre Guimarães ou Irmão Manoel pesaroso: “Sassa não nos pertencia. Deus havia nos emprestado e agora precisou de volta”. (alusão ao recentemente falecido, o upanemense Sadraque Eduardo Tavares).

VIOLEÊNCIA
Ela realmente, a violência, anda desenfreada em Mossoró. Repetindo Erasmo Firmino (o “Tio Colorau”) que por sua vez já reproduziu @jbsouto: “Mossoró não tem população. Tem sobreviventes”. Agora os crimes de homicídio estão vitimando dois de uma só vez.

CHUVAS
As notícias das chuvas caídas até agora no território potiguar são tão boas, mas tão boas, que na região do Seridó já tem açude em vias de sangramento. Graças a Deus.

IMPOTENTE
Através de declarações e outras ações o governo estadual mesmo (leia-se: Robinson Faria) já se confessou impotente para enfrentar esse cenário de violência que assola o Rio Grande do Norte. Nós estamos como que passageiros de uma nau sem rumo. Estamos literalmente pebados.

BANHOS
Nós clamamos aos céus que nos mandem as chuvas benfazejas e os bandidos cruéis, frios e sanguinários nos mandam um verdadeiro banho de sangue (Gilson Cardoso).

OPOSIÇÃO
Oposição por oposição mesmo o prefeito de Mossoró, Francisco José da Silveira Júnior, não vai enfrentar para a aprovação de sua terceira reforma administrativa na Câmara Municipal de Mossoró. Agora, alguns percalços vêm por aí. Aguardemos.