sexta-feira , 24 de maio de 2019
Home / Destaques / Jesuítas portugueses propõem oração especial pelas vítimas de abusos sexuais
Praça de São Pedro - Vaticano
Praça de São Pedro - Vaticano

Jesuítas portugueses propõem oração especial pelas vítimas de abusos sexuais

Os projetos ‘Passo a Rezar’ e ‘Ponto SJ’, ligados aos jesuítas portugueses, lançaram uma proposta de oração pelas vítimas do “flagelo” dos abusos sexuais e pela “conversão da Igreja”.

A iniciativa, intitulada “Passos de contrição”, surge na semana em que o Papa convoca ao Vaticano os presidentes das várias conferências episcopais, para uma inédita reunião de cúpula sobre a proteção de menores (21 a 24 de fevereiro).

“Nesta oração, propõe-se que cada cristão possa tocar o sofrimento dos que foram vítimas de abusos sexuais, de poder e de consciência por parte de sacerdotes e religiosos e que possa rezar para que a Igreja seja capaz de encontrar as melhores formas de reparar estes pecados e feridas, num caminho de verdade e transparência, atuando também de forma a que não voltem a repetir-se”.

A oração, com a duração são 14 minutos, tem como textos condutores a “Carta ao povo de Deus”, dirigida pelo Papa Francisco a todos os crentes, em agosto, bem como o Evangelho de São Mateus em que Jesus fala das crianças. “Convido-os a rezar nestes dias pelo encontro sobre a proteção de menores na Igreja, evento que eu desejei como um ato de forte responsabilidade pastoral diante de um desafio urgente de nosso tempo”, disse o Papa Francisco.