sábado , 19 de agosto de 2017
Home / Opinião / Canto de Página / IRRAZOÁVEL

IRRAZOÁVEL

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) ameaça o prefeito Francisco José Júnior com uma greve geral, caso o salário de dezembro não seja pago até sexta-feira. Antes desse anúncio, o município prometeu quitar a folha aos 10 de janeiro, dois depois do prazo legal de cinco dias úteis. A data é de fato estranha, por cair num domingo, mas a perspectiva de solução breve torna irrazoável a cessação das atividades. Segunda-feira, 11, não estando o dinheiro na conta, tudo bem, a conversa é outra.

Enem
O Ministério da Educação (MEC) divulgará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos 8 de janeiro. A tentativa de fazê-lo antes do Natal esbarrou na burocracia.

Tibau
Retomadas as conversas políticas nos alpendres de Tibau. O mar é um ótimo condutor de conchavos.

Alistamento
As Forças Armadas chegam timidamente à era virtual. Quem completa 18 anos em 2016 tem de se alistar no Exército, Marinha ou Aeronáutica no período de 2 de janeiro a 30 de junho. No Amapá, na Bahia, no Maranhão, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no Pará, no Paraná, em Santa Catarina e em Sergipe, o processo pode ser feito pela internet.

Marambaias
De Tibau a Icapuí, veem-se barcos sendo carregados com tonéis de óleo usados, centenas deles, que serão transformados em marambaias, instrumentos utilizados ilegalmente na pesca de lagosta, que poluem e desequilibram o meio ambiente, contaminam o crustáceo e prejudicam a saúde humana.

Especulação
Com tudo parado, Câmara, Assembleia e Congresso Nacional, o noticiário político tende à especulação. Portanto, cuidado com o que se lê por aí, pois o desespero da falta de notícia leva muito jornalista importante a delirar.

Chuva
A velha dicotomia: enquanto morremos de sede, a chuva deixa cerca de duas mil famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul. Quem não se lembra do Nordeste Já, de 1985, e da canção “Chega de Mágoa”, em que vários artistas cantavam: “Água, dona da vida/ Ouve essa prece tão comovida/ Chega, brinca na fonte/ Desce do monte, vem como amiga…”.

Queda
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse ao Estadão que a luz vai cair em 2016. Tomara que não seja outro apagão.

Crise
A mídia não cansa de publicar manchetes com a expressão “saída para o ano de crise”. Quer dizer que o ano de crise tem saída, mas não há saída da crise para os brasileiros.

Destaque
O livro Princípio da proporcionalidade e guerra contra as drogas, do advogado, escritor e professor do curso de direito da Uern, Olavo Hamilton, foi citado pelo ministro Arturo de Larrea, da Suprema Corte de Justiça de la Nación, do México, em voto favorável à legalização do uso recreativo da maconha. A obra, se não estou enganado, tem origem na dissertação de mestrado de Olavo, que agora dedica-se ao doutorado num convênio entre Ufersa e UnB.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *