domingo , 17 de novembro de 2019
Home / Destaques / Idema vistoria área para instalar Unidade de Conservação da Caatinga
Área está situada no município de Currais Novos
Área está situada no município de Currais Novos

Idema vistoria área para instalar Unidade de Conservação da Caatinga

Técnicos do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, estiveram no município de Currais Novos na última semana com o objetivo de avaliar a potencialidade de uma propriedade rural do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para a criação de uma Unidade de Conservação no bioma Caatinga.

A Fazenda Trangola, transferida ao Estado pelo Banco de Desenvolvimento do RN, consiste em uma área, que, segundo informações de moradores, está improdutiva há mais de 30 anos.

A vistoria foi acompanhada por um servidor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Currais Novos, onde a equipe do Idema analisou a viabilidade da área para iniciar o processo de criação de Unidade de Conservação (UC).

O estado de conservação da Caatinga, o potencial turístico e o fato de ser uma área de posse do Estado, são alguns pontos positivos que tornam esta área uma candidata potencial a uma nova UC estadual.

O Bioma Caatinga corresponde a 93,6% do Estado, entretanto, apenas 0,47% está protegido por meio de Unidades de Conservação. A criação de uma nova unidade, portanto, aumentaria a proteção deste bioma.

Uma vez constatada a viabilidade para iniciar um processo de criação de UC, deverão ser elaborados estudos técnicos que servirão de base para uma proposta técnica que por fim, será discutida e validada em audiências públicas junto à população local.