sábado , 23 de setembro de 2017
Home / Opinião / Laíre Rosado / Hora de Pensar Mossoró

Hora de Pensar Mossoró

O impeachment da presidente Dilma Rousseff ainda é temporário. Os senadores terão até 180 dias para julgarem o processo que foi aberto com a aprovação do relatório da Comissão Especial do Impeachment. Contudo, pode-se dizer que essa temporariedade é definitiva. Michel Temer continuará na presidência até o final de 2018, quando se encerrará o período para o qual Dilma Rousseff e ele foram reeleitos. A decisão a que chegarem os Senadores não terá como ser contestada, pois seus trabalhos são presididos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, o que garante sua constitucionalidade.

Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. E Janaina Paschoal, advogados, protocolaram o pedido de impeachment na Câmara no dia 1º de setembro de 2015. Em 2 de dezembro o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, assinou a autorização de abertura do processo. De 16 a 19 de abril de 2016 houve a votação nominal no plenário da Câmara que aprovou o relatório do relator, deputado Jovair Arantes, pela admissibilidade do processo de impeachment. O processo é encaminhado ao Senado que aprovou relatório do senador Antônio Anastasia e há dois dias, a presidente Dilma foi afastada e Temer assumiu o cargo de presidente substituto.

A discussão sobre o impedimento da presidente Dilma foi motivo de debates acalorados entre os que queriam seu afastamento e os que defendiam o seu mandato. A onda se espalhou por todo Brasil e em Mossoró não foi diferente. A consequência imediata foi o debate da sucessão municipal ter sido relegada a um segundo plano. Os pré-candidatos aproveitaram para uma análise mais profunda dos seus projetos. Como o eleitor não estava cobrando definições o melhor seria esperar mais algum tempo. Foi um prazo interessante, pois nenhum dos possíveis candidatos teve a preocupação de sair em campo em busca de votos.

Mesmo sem o processo do impeachment haver sido concluído, no Senado as discussões não terão a mesma intensidade do que ocorreu na Câmara. Temer irá se esforçar para mostrar resultados positivos que resultem num maior apoio dos brasileiros ao seu governo. É possível que quando o processo for finalizado as eleições tenham sido realizadas e os prefeitos eleitos já sejam conhecidos. Não tendo mais tempo a perder, os candidatos sabem que chegou a hora de discutir Mossoró. Pesquisadores estão em campo. É preciso definir o que pensa o eleitor sobre o perfil que prefere para escolher seu candidato.