quinta-feira , 23 de maio de 2019
Home / Destaques / GUSTAVO CARVALHO SUGERE PRESENÇA MÉDICA EM CENTRAIS DO CIDADÃO PARA TRIAR EXAMES

GUSTAVO CARVALHO SUGERE PRESENÇA MÉDICA EM CENTRAIS DO CIDADÃO PARA TRIAR EXAMES

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) sugeriu, nesta terça-feira (7), ao Governo do Estado que em cada Central do Cidadão tenha um médico para filtrar os exames que são solicitados a pacientes tanto em Natal quanto no interior. Ele apresentou pesquisa realizada recentemente em Pernambuco, segundo a qual 94% dos ultrassons não definem patologia.

“Números como esses mostram que muitos recursos utilizados hoje na saúde são desperdiçados, com exames que não precisavam ser feitos, que não levam a diagnósticos. Com essa sugestão, pode haver uma economia importante. O Estado precisa fazer esse pente fino”, justificou o parlamentar.

Em apartes, os deputados estaduais Dr. Bernardo (Avante) e José Dias (PSDB) concordaram com Gustavo. “Infelizmente o paciente chega, por desconhecimento, pedindo um exame sem saber se precisa mesmo dele”, disse Dr. Bernardo. “Há excessos na saúde pública que precisam ser revistos pelo Governo do Estado de maneira urgente”, complementou José Dias.

Também em aparte, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) compartilhou a experiência de Santa Cruz. O parlamentar disse que, no município, há um saldo de mil ressonâncias magnéticas, representando um alto custo para a saúde pública, o que, segundo ele, demonstra a necessidade de se fazer a triagem proposta por Gustavo Carvalho.