sábado , 22 de julho de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / Governo estadual fecha hospital

Governo estadual fecha hospital

Mossoró já viu esse filme. Quantos dos nossos hospitais já encerraram suas atividades. Que nós nos recordemos hoje: Hospital Duarte Filho, Casa de Saúde Santa Luzia, Maternidade Mater Dei, Casa de Saúde São Camilo de Lélis (depois reaberto, hoje em dificuldades) e outros que não recordo. E eis que agora nos chega o governador Robinson Faria e se insere na lista de fechadores. Vai fechar de vez o Hospital[i] da Polícia Militar. Este hospital foi inaugurado há 39 anos passados, no distante ano de 1977 pelo então governador Tarcísio Maia. Ele vinha prestando praticamente serviços ambulatoriais já que não possuía um corpo médico suficiente. Agora o governador manda todo o seu corpo de enfermeiros e outros funcionários transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Vem daí que o Sindisaúde deflagrou uma luta para reverter esse cenário. Torçamos para que tenha êxito.

Joel Escóssia
Domingo passado foi publicada por mim neste espaço uma foto enfocando três personagens de Mossoró do passado. Nela me foi dito que estavam os saudosos, dona Alaíde Escóssia e Juliano Escóssia, e a terceira figura não me foi dito quem era. Meu cunhado, José de Almeida Filho ”Almeidinha”, aqui de Natal, me acode e identificou o personagem: Joel Escóssia. Outros leitores também fizeram a indicação. Obrigado a todos.

Gastos
Com os gastos de campanha eleitoral prefixados pelo Tribunal Superior Eleitoral aí, suspeita-se que muitos dos candidatos vão fazer uso do artifício do “Caixa 2”. Cada candidato a prefeito de Mossoró só pode gastar, no máximo, R$ 2 milhões e 200 mil. E cada candidato a vereador só pode tirar do bolso R$ 145 mil. Vai haver choro e muita vela preta.

“Otavinho”
O líder das Ligas Independentes da Lagoa do Mato, Otávio Lopes Filho, o “Otavinho”, equipou um possante carro de som que ele anda alugando para publicidade móvel nas ruas de Mossoró. Quem quiser os seus serviços pode se utilizar dos telefones 9-8873-2099 ou o 9-9899-5624 e faça seu pacotão.

João Pedro
Há um descendente de mossoroense da gema se destacando em diferentes atividades esportivas na Bahia, exatamente na cidade de Poções. Trata-se de João Pedro dos Santos Costa, neto do meu falecido e saudoso irmão Ellery e filho de Elifran e Rosi. Recentemente ele se destacou no campeonato de cubo mágico e mais: em outras modalidades. João Pedro (que tem o nome do meu avô paterno) tem apenas 16 anos de idade.

Rede 10
Johnson Kriecer está levando a Rede 10 para Tibau. A inauguração vai se dar neste sábado, dia 30 de janeiro de 2016 a partir de 7h. É Tibau entrando na rota das grandes redes de supermercados.

Milton
Jório Nogueira, uma das principais estrelas do PSD em Mossoró, convidou o ex-reitor da Uern, médico Milton Marques de Medeiros, para se filiar àquela agremiação. Esse fato já está dando margem a muitas interpretações, inclusive de que este seria o nome do PSD nas eleições deste ano para prefeito de Mossoró. Isto é, caso ele aceite o convite de Jório.

Pagamentos
Aproxima-se o final do primeiro mês do ano, janeiro. E tudo está a indicar que o desembolso salarial da Prefeitura de Mossoró não sairá dentro do mês trabalhado. E o do Governo do Estado vai no mesmo caminho. Deus queira que haja uma reversão e o desembolso saia em dia…

Insulina
Estou lendo aqui em Carlos Santos que os diabéticos que recorrem aos postos de saúde da Prefeitura de Mossoró em busca de insulina já estão há três meses sem receber a referida medicação. E o mais grave: não há perspectivas de que as coisas se normalizem nestes próximos dias. A insulina é um medicamento do qual os diabéticos não podem abrir mão. E já há três meses sem fazer uso dele, com certeza já tem muita gente com a situação de saúde comprometida.

Wellington Barreto
Entrevistado por Fábio Oliveira e Tácio Araújo no “Jornal das Cinco”, pela Santa Clara FM-105, Wellington Barreto revelou que o PPS, partido a que ele pertence, está na presente conjuntura avaliando todos os projetos dos pretensos candidatos a prefeito para depois tomar um rumo. Há possibilidade até de sair com candidatura própria, mas tudo só será definido lá para abril.

Terço da Misericórdia
Hoje às 18h na capela da Mãe Rainha o padre Carlos César estará presente para dirigir sua palavra aos presentes fazendo uma explanação sobre o Ano das Misericórdia. Tudo começará antes com a oração do Terço dos Homens.

Mal educados
Tenho escutado reiteradas queixas de pessoas que se deslocam para o Multicine no Partage Shopping e, em estando naquelas salas de cinema, ficam sendo importunadas por pessoas mal educadas que ficam vendo facebook e whatsaps da vida. Os reclamantes pedem para que esses “viciados” tenham respeito pelos demais.

Esponja
Rosalba passou mesmo uma esponja no que lhe aconteceu em 2014. Já se entendeu com José Agripino que lhe renegou legenda naquele ano para ser candidata à reeleição, e agora se acertou com o agripinismo que anunciou publicamente o seu apoio ao projeto que ela desenvolve querendo retornar à prefeitura de Mossoró. E se diz que Claudia Regina embarcou na mesma canoa.

Inflação
Perambulando pelos supermercados da vida aqui em Natal eu constato alguns alimentos onde a inflação alta está mostrando a sua cara e dentes. Feijão, arroz, tomate e cebola são os vilões do momento.

Natal
Em Natal o prefeito Carlos Eduardo Alves adota novas medidas para assumir com toda a força o diretório municipal do PDT. Na condição de presidente da agremiação o filho de Agnelo Alves acaba de nomear o seu vice-presidente que não é outro senão o vereador Raniére Barbosa. E assim de episódio em episódio vão se formando as forças para eleição sucessória deste ano na capital.