sábado , 19 de agosto de 2017
Home / Opinião / Giro pelo Estado / Rosalba quer a prefeitura de Mossoró?
Rosalba livre para ser candidata
Rosalba livre para ser candidata

Rosalba quer a prefeitura de Mossoró?

Nas redes sociais a torcida bate palmas. Na imprensa simpatizante o nome é tido como certo. Mas faltando poucos meses para a definição dos nomes que disputarão a prefeitura de Mossoró uma dúvida surge como salutar: Rosalba quer a prefeitura de Mossoró? Respondo por ela, sem ter procuração assinada, e sem medo de errar. Sim, Rosalba quer a prefeitura de Mossoró. Mas com a mesma certeza da resposta, afirmo que a mesma só irá para a disputa caso seja “obrigada”. Não é segredo para ninguém que o projeto da ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora é retornar à Brasília. Para tal será necessário uma engenharia eficiente, capaz de minimizar ao máximo, o desgaste deixado pela sua gestão como governadora na Grande Natal. Daí o desejo (necessidade) de Rosalba ter a prefeitura de Mossoró nas mãos, o que necessariamente não precisa ser as suas. Na atual realidade, ir para o confronto e assumir a prefeitura num cenário de crise generalizada, poderá solidificar a imagem de Rosalba como governante incompetente. Um ano a frente da prefeitura servirá apenas para enterrar seu projeto real. Nos bastidores surgem nomes como Beto Rosado (PP), e acreditem, há quem diga que Rosalba poderá até mesmo apoiar o projeto de reeleição do prefeito Francisco José Jr, numa articulação que partiria de Natal.  Como o ex-deputado Betinho Rosado tem conversado com o governador Robinson Faria, não há como descartar esta possibilidade. O certo é que: Caso Rosalba resolva disputar a prefeitura de Mossoró, irá no sacrifício, e com grande risco de comprometer seu projeto Master, que é voltar para o céu do Senado. Vamos acompanhar os desdobramentos.

Passos

O projeto “Mossoró Melhor”, que articula candidatura a prefeito da cidade, encaminha novos passos para a viabilização de um candidato. Em meio ao discurso progressista apresentado, os olhares de quem analisa o surgimento de uma novidade. Há uma natural desconfiança em torno do projeto.

“Calcanhar”

O fato de ter partido de empresários talvez seja o foco maior da desconfiança, “calcanhar de aquiles” que deverá ser explorado pelos adversários. Para se ter uma ideia, no dia do lançamento do projeto um empresário presente chegou a contestar o teor da pesquisa apresentada como base para a viabilidade do projeto.

Direcionamento

Do meio da plateia um senhor falou que as perguntas da pesquisa direcionavam as respostas, o que manipulava uma realidade favorável ao projeto. O evento realizado na sede da OAB externou o cenário de dificuldades que deverá ser enfrentado pelo grupo. A sorte está lançada.

Marqueteiro

A presença do marqueteiro Phabiano Santos no “Mossoró Melhor” deixa um claro sinal de que o projeto não deverá ficar no meio do caminho. Phabiano está diretamente envolvido com projetos eleitorais em Mossoró, nas últimas duas décadas. Conhece os caminhos que levam ao Palácio Rodolfo Fernandes.

Mais um

No lançamento do “Mossoró Melhor” foi confirmado que mais um nome de destaque nas últimas eleições municipais estará fora da próxima disputa. Após Gutemberg Dias do PCdoB, que se integrou ao governismo municipal, e não sairá candidato, foi a vez de Josué Moreira do PSDC dizer que não será candidato. Josué apoiará o Mossoró Melhor.

Lista

Somam a lista encabeçada por Gutemberg Dias e Josué Moreira, o nome do emblemático Cinquentinha, que não deverá ser candidato pelo Psol. Dos nomes pré-lançados até o momento, apenas Francisco José Jr e Larissa Rosado externaram interesse na disputa. A eleição de 2016 tende a ter um formato completamente diferente das duas últimas eleições. É a dinâmica da política reordenando o cenário.

Malabarismo

Em Natal, o governador Robinson Faria tenta um malabarismo para estancar a onda de violência que atinge principalmente as cidades de Natal e Mossoró. Além de controlar os barris de pólvoras em que se transformaram os presídios do RN, Robinson terá que estancar as matanças que aterrorizam a sociedade.

Problemas

Além de encontrar uma solução “mágica” para frear os efeitos da guerra do tráfico, Robinson terá que dar um jeito para acalmar os ânimos dos ladrões, que agora além de roubar, “aprenderam” a matar. Complexo. Azeitar o bolso dos militares foi a saída encontrada para por fim ao cenário de caos instalado no RN. Resta saber se surtirá efeito.

Quebrado

O poço 21, que abastece quatro bairros de Mossoró, apresentou problema mecânico e está sendo consertado. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está levando água da adutora Jerônimo Rosado para os bairros afetados com a paralisação.

Bairros

Os bairros afetados com o problema são: Alto do Sumaré, Dom Jaime Câmara, Planalto 13 de Maio, Ilha de Santa Luzia e os conjuntos Liberdade I e II, Cidade Jardim, IPE, Malvinas e Nova Vida. A previsão de retorno do abastecimento pelo poço 21 é na quarta feira (27).

Estreias

Fim de semana de estreia para Potiguar e Baraúnas no campeonato estadual de futebol. O Potiguar estreou com empate em Mossoró e o Baraúnas com derrota em Assú. Resultados que não foram bons, mas que não reproduziram com fidelidade a performance das equipes dentro de campo. As equipes de Mossoró podem surpreender caso consigam corrigir suas falas e aprimorar a preparação com o “bonde andando”. Ambas iniciaram a preparação tarde.