sexta-feira , 23 de junho de 2017
Home / Opinião / Giro pelo Estado / Giro pelo Estado – Omissão, prejuízo e caos na BR-405

Giro pelo Estado – Omissão, prejuízo e caos na BR-405

Chuvas em alta

Fim de semana com muitas chuvas no interior do Rio Grande do Norte. As maiores foram registradas em Umarizal (112mm) e Martins (100mm). Nas demais cidades foram registradas boas precipitações que começam a ser sentidas em pequenos reservatórios, alguns já com 100% das reservas recompostas. Que venham mais chuvas.

Caos na BR

Na noite da sexta-feira uma carreta foi desviar um buraco no trevo de acesso a cidade de Pau dos Ferros, o asfalto cedeu e o veículo tombou, causando danos a carreta e a perda da carga de melão e melancia, que foi saqueada pela população.

Falha

O local citado00 já registrou outros acidentes. O projeto do trevo de acesso a Pau dos Ferros conta com falhas grotescas abonadas pelo Dnit, e pelo menos neste caso, o Governo deverá ser responsabilizado pelo prejuízo. Difícil mesmo é crer na correção dos erros do projeto.

Descaso

E por falar em Dnit, até o momento nada foi feito para eliminar os buracos que se espalham pela BR-405. Os buracos são poucos, a maioria no trecho entre Itaú e Pau dos Ferros, mas o risco de acidentes é grande. A solução para o problema não teria um custo alto. Descaso flagrante.

“Tapa buraco”

Em alguns trechos, moradores trabalham numa operação “tapa buraco” em troca de alguns centavos. No mais, reina o descaso do Dnit. Diariamente acidentes e danos materiais são registrados. A solução deste problema depende de boa vontade que não há.

Acomodados

O comodismo dos condutores de veículos ajuda na manutenção do problema que pode resultar em perdas de vidas. É preciso que os prefeitos da região cobrem uma solução para o problema. A Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (Amorn) bem que poderia ajudar.

“Jegue” forte

Chegou ao fim na madrugada desta segunda-feira, 11, mais uma edição do Jegue Folia. O evento comemorou 15 anos em alto nível, e se consagrou com um dos maiores públicos já registrados desde sua criação. Pontos para Ewerton Laércio que tem conseguido manter o “Jegue” forte, mesmo diante do enfraquecimento de eventos deste tipo em todo o País.

Contraste

Principal atração do evento deste ano a banda Aviões do Forró já foi anunciada para a edição 2017 do Jegue Folia. Em cima do trio a dupla Xandy e Solange deram um show de simpatia. Mas nos bastidores a produção teria cometido uma série de excessos que deixaram desgaste. Ruim para a imagem da banda.

Candidato?

O cardiologista Acácio Filho esteve no Jegue Folia 2016, e em meio a folia, avaliava a possibilidade de sair candidato a prefeito em São Miguel este ano. Acácio, filho do ex-prefeito homônimo, tem sido citado no tabuleiro da política local como potencial nome para a disputa do cargo máximo do município.

Leonardo Rego

Outro pré-candidato que circulou pelo Jegue Folia foi o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego. O ex-prefeito circulou pelos camarotes de sorriso aberto e já com pose de candidato. Em Pau dos Ferros as próximas semanas devem ser marcadas por novidades no cenário político.

Safadão

Voltando a folia do fim de semana, no sábado, Wesley Safadão arrastou público recorde até a cidade de Tibau para show no Arena. Única atração do País a ter aumento no cachê em 2015, o “Safadão” matou as saudades do Rio Grande do Norte. Para quem perdeu, o carnaval de Caicó será a próxima parada em solo potiguar.