sábado , 16 de dezembro de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / Gestão do crioulo doido

Gestão do crioulo doido

Assim a gente vai terminar não entendendo mais nada. Porque nós temos agora a mais autêntica versão tupiniquim do samba do crioulo doido. É a gestão do crioulo doido. Hoje, 27, a Câmara Municipal de Mossoró vai se reunir extraordinariamente por proposiçãodo próprio prefeito Francisco José da Silveira Júnior para apreciar matéria oriunda do Executivo fazendo adequações em seu secretariado e assessorias que iria, segundo esse plano de economia do alcaide, resultar num encolhimento de gastos da ordem de1milhão e 700 mil reais. Foi tudo muito badalado. Pois bem,esse mesmo prefeito que pede aprovaçãodesse plano de economia fez um aditivo ao Orçamento Municipal deste ano inserindo quase 400 mil reais para gastar com propaganda. Ninguémestá mais entendendo nada.

JÓRIO
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Jório Nogueira, aliado de primeira hora do prefeito Francisco José da Silveira Júnior, diz: “sempre alertei o prefeito sobre o seu secretariado, muitos não vestem a camisa”. E sentencia Jório: “o município precisa de pessoas comprometidas”.

RETIRO
Saiu a programação do Retiro de Carnaval Nova Vida em Cristo 2016 aqui em Mossoró. Começará no sábado a partir de 14 horas com Louvor, Pregação e Missa às 16h30. À noite haverá um show. No domingo seguirá a mesma sequencia do sábado e assimsucessivamente. Na terça-feira às 16 horas dom MarianoManzana, bispo diocesano, presidiráumamissa no local.

SHALOM
Outra opção para retiro neste carnaval vai ser proporcionada pela comunidade católica Shalom com o seu tradicional “Renascer 2016”. O período será de 06 a 09 de fevereiro neste ano com o tema “Crescer & Evangelizar”. Local: Instituto Maria do Carmo.

PREGADORES
Já nos dias do retiro “Nova Vida em Cristo 2016” os sacerdotes pregadores serão: padre André,do Rio de Janeiro; padre Marcelo,de Altodo Rodrigues e padre Carlos César, daparóquia de SãoPaulo Apóstolo. Este retiro também será de 06 a 09 de fevereiro no Centro de Evangelização Padre Guido Tonelloto.

HOSPITAL
Segundo depoimento de Raimundo Nonato “Cinquentinha”, que é servidor da área da saúde, o Hospital da Polícia Militar sediado em Mossoró está desativado desde 28 de março de 2011. E ele aduz que quem tomou a decisão foi a então governadora RosalbaCiarlini. A partir dali os médicos, que não receberam a devida remuneração pelos plantões, abandonaram seu trabalho. Agora só falta o tiro de misericórdia que vai ser dado por Robinson Faria.

“POUPINHO”
A Unicred Mossoró acabade adotar o sistema de “Poupinho”. O que é isso? Ele consiste numa campanha com os colaboradores da cooperativa que visa a contenção de gastos e boas práticas de conscientização. A cadamês três dos seus funcionários ficarão responsáveis por otimizar o uso da energia elétrica,centrais de ar-condicionado, material de escritório e uso consciente da água. Um exemploa ser seguido em outras instituições,residências, etc.

GASPAR
Tomei conhecimento tardiamente do falecimento inesperado de José Gaspar Ferreira, popularmente conhecido por Gaspar, enfermeiro que tinha seu ambulatório de enfermagem na rua Felipe Camarão há mais de 40 anos. Ele estava com 74 anos de idade. Nossa solidariedade aos seus familiares e amigos.

CADEIA
A nova diretora da Polícia Civil, Sheila Freitas, manda um recado para a bandidagem que campeia aqui no Rio Grande do Norte: “vão todos para a cadeia”. E eu pergunto: ainda cabe?

ONCOLOGIA
O cirurgião oncologista Valdemir Ferreira emitiu a seguinte nota de esclarecimento: “torno público o meu descredenciamento do Centro da Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) e informo que a partir deste mês de janeiro não atuo mais na referida instituição de saúde onde realizava atendimentos através da Clínica Oncovida”. O cirurgião oncologista Valdemir Ferreira tem inscrição de número 5214 no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte.

ARMADILHA
Desde ontem que circula na imprensa mossoroense uma advertência de parte do vereador Francisco Carlos(PV). Ele diz que na matéria que será votada hoje tem algoescrito assim no final da proposta de reforma administrativa: o prefeitopode modificar oquadro de comissionados. Isso tiraria a prerrogativa da Câmara. Chico Carlos diz que votará a favor da reforma, mas deixa o seu “senão” a esse artigo.

SEGURANÇA
Nós, aqui em Mossoró, temos que abrir os olhos. Eu tenho escutado entrevistas, declarações, etc. dos novos dirigentes das ações policiais visando melhorar asegurança do Rio Grande do Norte deixandoentender que esse ritmocrescente da violência desenfreada está circunscritaapenas a Natal. E aqui em Mossoró onde se mata um por dia, até dois de uma só vez, onde os assaltos se sucedem em todos os quadrantes?

CARLOS AUGUSTO
Informações que nos chegam dizem que Carlos Augusto de Souza Rosado está praticando a política partidária “como se para ele fosse o início de sua atividade nessa área”. Está atuando às 24 horas do dia promovendo reuniões, fazendo contatos e telefonemas. O objetivo não é outro senão arrebanhar apoios para RosalbaCiarlini nas eleiçõesmunicipais deste ano.

CONTAS
Está sendo criada uma expectativa que poderá resultar numa frustração coletiva. Estão dizendo por aí que as contas de energia elétrica poderão baixar de preço nos próximos meses. Você acredita?

SECA
Indaga o professor Rômulo Arnaud lembrando que antigamente com um ou dois anos de seca os trabalhadores rurais saiam a saquear as cidades. Agora estamos com quatro anos sem chuvas regulares e pergunta-se: já se viu algum saque por aí? Quantos pedintes bateram à sua porta? Realmente.