Francinaldo Rafael – As lições do Mestre

Conforme narra o Espírito Amélia Rodrigues (psicografia do médium espírita Divaldo Franco), a época em que Jesus nasceu esse  mundo estava tomado pelas paixões selvagens. As sociedades exaltavam o poder transitório, não havendo lugar para o amor nem para a fraternidade. A guerra devorava vidas. A ilusão dos valores materiais encobriam a claridade e a justiça. Aumentava a quantidade de pessoas na miséria: sem terras, sem teto, sem trabalho, que se entregavam ao roubo, a ociosidade.

A divisão de classes explicitava a dureza dos corações. Fariseus e saduceus odiavam-se mutuamente em luta pelo poder, tal qual os herodianos e os publicanos.

Israel aguardava um Messias poderoso. Desejava alguém sanguinário e vingativo lhe devolvesse as glórias perdidas. No desejo doentio de dominar outros povos confundiu as profecias que anunciavam a Era da Verdade.

Veio Jesus com Sua doutrina de boas-novas de alegria, mensagens de ternura e encorajamento para os excluídos. Elegeu-os irmãos, conviveu com eles, alimentou-os ensinou dignidade ao mesmo tempo em que fazia o convite de renovação íntima.

Diante de uma samaritana, mesmo sabendo inimiga, conduziu-a a mensageira da fraternidade tentando restaurar a união entre os clãs. Transformou uma outra, perturbada por espíritos obsessores, em edificante exemplo de propaganda de Suas palavras, sendo a primeira a vê-lO redivivo no terceiro dia após a crucifixão. Ao poderoso Nicodemos informou sobre os vários renascimentos das criaturas humanas. Censurado por comer e beber com as classes menos favorecidas,  jamais recusou-se a ajudar quem necessitasse.

Suas parábolas são ricas em lições de ética, de comportamento e de recursos terapêuticos para a libertação de pessoas algemadas pelos conflitos íntimos: o bom samaritano, proposta de compaixão e misericórdia; o filho pródigo, ensinamento sobre arrependimento e reabilitação; as virgens loucas e as prudentes, advertência para sobriedade e equilíbrio; a figueira seca, convite a produtividade e ao bem.

São as preciosas lições do Mestre apresentadas ao mundo, simples e nobres e que permanecem atualizadas por todos os séculos. Resta a cada um reflexionar e caminhar em Sua direção.