Família recebe corpo errado em velório no município Tenente Ananias

Um erro cometido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) resultou na troca de corpos na cidade de Tenente Ananias, na região Oeste potiguar. O corpo de um homem que morreu no último domingo (20), não era o mesmo do parente que a família aguardava no velório. “A gente não quer falar sobre isso, quer tentar esquecer. Foi algo muito constrangedor. Está todo mundo abalado”, afirmou um dos familiares do falecido.

A Secretaria de Assistência Social de Tenente Ananias afirmou que após a identificação na sede do ITEP, em Natal, o corpo voltou para o município de Tenente Ananias, a mais de 400 quilômetros da capital, através do carro da funerária contratada. Ao chegar ao velório, entretanto, foi percebido que não se tratava do corpo correto.

O ITEP reconheceu o erro e disse que está apurando o caso, para que as devidas penalidades sejam efetivadas. O diretor do Instituto, Marcos Brandão, afirmou que o erro foi provavelmente causado por falha humana. “O número também fica cadastrado no sistema e o corpo só pode ser liberado após uma conferência. É o procedimento padrão, que provavelmente não foi seguido”, disse.

O sistema utilizado pelo ITEP para registro de corpos segue o mesmo padrão desde agosto de 2017. Desde lá, o órgão já liberou mais de três mil cadáveres e esse foi o primeiro erro cometido. A corregedoria da Secretaria de Segurança Pública vai apurar se o erro foi cometido pelo servidor ou pelo sistema e o que teria provocado isso.