quarta-feira , 22 de novembro de 2017
Home / Cotidiano / Falta de planejamento eleva para até 80% risco de negócios darem errado
5-razoes

Falta de planejamento eleva para até 80% risco de negócios darem errado

Na visão de especialistas ouvidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), o planejamento ajuda a minimizar os riscos e corrê-los de forma calculada, estabelecendo parâmetros para serem alcançados ao longo do ano. A elaboração de um plano de negócio ajuda a aumentar as chances de a empresa ou expansão, por exemplo, darem certo.

“Sem um plano de negócio, a possibilidade de dar errado gira em torno de 60% a 80%. Com um planejamento bem feito, esse percentual cai para no máximo 20%”, garante o consultor José de Ribamar Pereira, que é credenciado ao Sebrae no Rio Grande do Norte. Segundo ele, o planejamento é um passo necessário para o sucesso de uma empresa ou para o alcance das metas previstas.

“Todo negócio envolve investimento financeiro, dinheiro, e por isso é preciso que a empresa dê retorno financeiro em forma de lucro. Por isso, o empreendedor precisa estudar e analisar o mercado e assim prever o quanto vai obter de faturamento”, argumenta o consultor, adiantando que dois parâmetros devem ser levados em conta, a rentabilidade e o prazo de retorno do investimento. “Mesmo quem já tem uma empresa deve estar sempre pensando em crescimento e rentabilidade, não importa o porte da empresa”.

Para auxiliar quem têm uma ideia de negócio a planejar a abertura e também a expansão, o Sebrae  disponibiliza uma oficina de plano de negócio. A capacitação será realizada nos dias 24 e25 deste mês, em Natal, das 14h às 18h. A oficina tem como objetivo capacitar os empresários a conhecerem e elaborarem um plano de negócio.

O participante vai aprender não só a elaborar o planejamento, atentando para inserir as informações relevantes, mas principalmente a utilizar o plano como ferramenta para consolidação da empresa e sobrevivência do negócio. Além da parte teórica, que totaliza oito horas, a capacitação garante ainda uma hora de consultoria individualizada para cada participante. As inscrições para a Oficina Plano de Negócio podem ser feitas no Sebrae ou pelo telefone 0800 570 0800 ao valor de R$ 90.