Exposição da Ufersa oferece degustação de alimentos e esclarece sobre planos de negócios

Alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa) promoveram na noite da quarta-feira, 24, uma exposição com empresas fictícias e empreendedores criativos, a maioria era do ramo alimentício com destaque para doces, massas e comidas naturais aproveitando o mercado “fitness”. Os participantes da feira puderam degustar os produtos levados pelos estudantes e saber mais sobre planejamento de negócios.

A Exposição de Gestão de Custos foi promovida pelas disciplinas de Contabilidade de Custos, Análise de Custos e Planejamento Estratégico. Durante toda a noite, os alunos produziram estandes e levaram produtos e marcas ao público com uma análise completa sobre os custos, despesas, lucros, potencial de mercado e outras informações necessárias para o planejamento e o sucesso do negócio.

O estudante Herculano Benevides, de 27 anos, juntou a equipe e desenvolveu uma pizzaria. No cardápio, o grupo colocou sabores e também custos para explicar tudo que é gasto na hora do preparo, desde o queijo mussarela até o gás utilizado para finalizar a massa. Tudo na ponta do lápis, ou das planilhas dos computadores, torna a gestão mais transparente e o planejamento bem melhor.

EAM8077-e1495712186526

Ao lado da pizzaria, Adson Rodrigo, de 24 anos, e Girlaine Torquato, de 28, levaram o universo dos brownies ao público com sabores diversos e com os custos e despesas da produção como complemento do doce. Na análise feita pela equipe ficou constatado que é preciso vender milhares de brownies, cerca de 3 mil, a R$ 5 cada, para se conseguir um lucro de pouco mais de R$ 1 mil por mês. Muito trabalho e pouco lucro? Pode ser, mas o segredo do sucesso começa aí. Observar como a produção pode ser economizada e as vendas aquecidas.

No ramo das comidas, também tiveram destaques os bolos naturais, uma gelateria, os famosos Dindins Gourmet e os produtos do mundo fitness. Tudo trazendo sabor e uma análise de custos no final.

Fora do ramo alimentício, o estande da equipe que montou uma empresa fictícia de embalagens também se destacou. Para o estudante Roldineli Varela, entender como se chega ao preço final do produto ainda é um desafio para a maioria dos negócios. Entendendo a relação custos, despesas e lucros é o caminho para fazer prosperar a empresa. O estudante também cita a inovação como uma outra característica importante para o sucesso da marca frente à concorrência.

(Foto Felipe Cafre – Assecom).
(Foto Felipe Cafre – Assecom).

Segundo a professora Luciana Batista, coordenadora do evento, essa Exposição é uma ótima experiência de inserção dos conhecimentos teóricos adquiridos, em sala de aula, na gestão de organizações criadas pelos próprios discentes. A professora classificou a Exposição desta quarta como a maior de todas já realizadas. Vale lembrar que esse evento acontece semestralmente como ferramenta das disciplinas de Ciências Contábeis.

“A participação e presença dos discentes e docentes vinculados ao Curso de Ciências Contábeis da Ufersa foi de extrema importância porque é o momento de interação e aprendizado, no qual se discute e apresenta a forte relação existe entre teoria e prática”, comentou a professora Luciana.

Com o sucesso da Exposição, a professora Luciana já planeja aumentar o evento e chamar outras instituições para participar do encontro. São os desafios para os próximos semestres.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFERSA.