Eunício pede urgência aos líderes na indicação de membros da CCJ e demais comissões

Brasília (DF) – O presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), pediu, em reunião com os líderes nesta terça-feira (7), urgência na indicação de nomes para a presidência e composição das comissões da Casa. O presidente quer uma definição principalmente sobre a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que deverá sabatinar o candidato Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Pedi ao líder do PMDB para buscar entendimento no dia de hoje. Se não houver entendimento, o líder deve colocar em votação para que amanhã a Comissão de Constituição e Justiça chegue a uma conclusão e amanhã instalem e elejam o presidente e o vice-presidente da comissão”, disse Eunício.

De acordo com Eunício, se a CCJ for instalada amanhã, o presidente que for eleito vai distribuir a mensagem com a indicação para um relator. Na outra semana será apresentado o relatório, que será lido e dado à vista coletiva.

“No máximo em três semanas, contando esta, espero que o ministro esteja sabatinado e pronto para ser votado no Plenário”, afirmou.

O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), afirmou que, até o final do dia, deve decidir o nome do presidente da CCJ e dos demais senadores que vão compor a comissão para agilizar a tramitação da indicação de Alexandre de Moraes.

“Estou trabalhando duramente para entregar os nomes do PMDB hoje ao Plenário do Senado Federal de modo a agilizar a tramitação da indicação do ministro Alexandre de Moraes. O indicado reúne do ponto de vista jurídico e pessoal totais condições para assumir o cargo”, afirmou Renan.

A bancada do PMDB se reunirá nesta terça-feira, às 15h, para a decisão das indicações para a CCJ e demais comissões. Renan afirmou esperar que não haja disputa para a presidência da CCJ e que não tem preferência.

“A minha expectativa é de que possamos construir um consenso na bancada do PMDB.”

Agência Senado