Escritor lança livro sobre história e importância do porto de Areia Branca

O escritor Francisco Rodrigues da Costa lança nesta quinta-feira, 25 de maio, seu sétimo livro, intitulado Porto Franco. A obra retrata a história da comercialização de produtos através do porto da cidade de Areia Branca, na Costa Branca Potiguar, que chegou a ser um dos maiores do país em volume de carga. O lançamento acontece na Biblioteca Ney Pontes Duarte, na Praça da Redenção, Centro, às 19h.

“Porto Franco era o local que ligava Mossoró a Areia Branca. Através dele, produtos potiguares como o gesso dos Rosado e o algodão dos Fernandes, além do óleo de carnaúba, iam para as barcaças, que os levavam para o Sul e de volta traziam outras mercadorias, o que fez com que o porto de Areia Branca fosse o 6º maior do Brasil em volume de movimentação”, explica o autor.

Areia Branca era a menor das cidades entre os seis portos mais movimentados do Brasil. À frente da pequena cidade potiguar estavam os portos das cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Pelotas (RS).

Francisco Rodrigues destaca que ter o 6º porto mais movimentado do Brasil, para uma cidade com média de apenas 10 mil habitantes à época, era um feito memorável e ajudou a desenvolver a região.

“Graças ao Porto, muitas pessoas vinham para Areia Branca e conseguiam sobreviver. Uma cidadezinha pequena virou uma verdadeira El Dorado”, conta.

O livro foi publicado pela editora Sarau das Letras e custa R$ 30.