quarta-feira , 20 de junho de 2018
Home / Brasil / Enem passa a ser aceito por 29 universidades portuguesas
Notas obtidas no exame agora serão aceitas pela Universidade Fernando Pessoa; critérios para ingresso nos cursos serão definidos pela instituição.
Notas obtidas no exame agora serão aceitas pela Universidade Fernando Pessoa; critérios para ingresso nos cursos serão definidos pela instituição.

Enem passa a ser aceito por 29 universidades portuguesas

Brasileiros interessados em fazer a graduação em Portugal têm mais uma opção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou o 29º acordo interinstitucional com a Universidade Fernando Pessoa (UFP), que passa a aceitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de estudantes brasileiros.

As IES portuguesas que usam os resultados do Enem têm liberdade para definir qual a nota de corte e os processos financeiros e acadêmicos para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. O acordo favorece, principalmente, a comunicação entre as IES e o Inep para conferência dos resultados dos participantes que pretendem utilizar as notas do Enem na obtenção de uma vaga.

O primeiro convênio interinstitucional foi realizado em 2014, com a Universidade de Coimbra.  Em 2017, o Inep fez uma missão oficial a Portugal para visitar algumas IES conveniadas e  atualmente trabalha no mapeamento dos estudantes brasileiros que estudam em Portugal, por meio do Enem.

Clique aqui para ver a relação de IES portuguesas