Empresa doa mais de 400 aparelhos auditivos em Natal e João Pessoa

Dona de casa, 29 anos, Edinete nasceu surda e está há mais de três anos na fila de espera do SUS para receber seu primeiro aparelho auditivo. Recentemente descobriu que sua vida iria mudar completamente: ela está  grávida. Graças à missão da Starkey Hearing Foundation, com a chegada do primeiro filho virá também a possibilidade de escutá-lo.

A Starkey, empresa americana de aparelhos auditivos que tem sede brasileira em Campinas, traz ao Brasil pela segunda vez a missão da Starkey Hearing Foundation, que irá distribuir mais de 400 aparelhos para adultos e crianças de baixa renda das cidades de João Pessoa (PB) e Natal (RN) esta semana. Na capital potiguar, a entrega aconteceu no Hotel Sehrs (Via Costeira, 6045 – Parque das Dunas, Natal – RN), nesta segunda-feira, 19 de junho, às 8h.

A doação faz parte da meta da Starkey Hearing Foundation de doar mais de um milhão de aparelhos auditivos até o final desta década e o Brasil foi um dos países escolhidos.

“A missão significa mais do que doar aparelhos auditivos, é sobre melhorar vidas e dar esperança às pessoas. Para o Brasil, é uma honra fazer parte deste projeto”, afirma Marco Ferreira, diretor da Starkey Brasil.

Muitos pacientes nunca colocaram um dispositivo auditivo e vivem há anos sem poder escutar, como é o caso de Edinete. Para se comunicar, ela faz uso da linguagem de sinais e também leitura labial. Outro beneficiado é Marcos Vinicius de 47 anos, deficiente auditivo, físico e visual. “Pra mim, ficar sem ouvir é a pior das deficiências. Sem meus ouvidos não sou nada”, afirma Marco.

Assim como Edinete e Marco muitas outras vidas irão se transformar com a doação dos aparelhos auditivos. A filosofia de Bill Austin, fundador da empresa, é que o dom da audição abre um novo mundo de oportunidades conectando os indivíduos à vida e ajudando-os a perceber seu potencial. O objetivo da Fundação não é apenas ajudar a restaurar a audição, mas sim capacitar as pessoas com a competência de construir vidas e futuros melhores.

Como funciona a missão

Na primeira ação no Brasil, em 2015, Jhonny Depp veio para o Rio de Janeiro participar da entrega dos aparelhos. Além dele, celebridades internacionais como Bill Clinton, Miley Cyrus e Whoopie Goldberg estão envolvidos na causa.

Desta vez, as cidades brasileiras selecionadas contemplam a região nordeste. Os membros Starkey Hearing Foundation escolhem os municípios, recrutam e treinam voluntários locais para ajudar a garantir o sucesso a longo prazo e a sustentabilidade de cada missão. Os parceiros regionais auxiliam na seleção dos pacientes beneficiados.

Dessa forma, a ação é dividida em três estágios: a primeira (que aconteceu em abril) é chamada de triagem. Cada paciente passa pelo registro, onde tem que responder um questionário básico, avaliação médica, assiste a uma pequena palestra com orientações sobre as etapas da missão bem como a história da fundação e então é encaminhado à estação de pré moldagem dos aparelhos, que serão produzidos sob medida.

Na segunda etapa acontece a distribuição e ajuste dos aparelhos e a terceira consiste no acompanhamento médico pós entrega.

Marco Ferreira, diretor da Starkey Brasil (em pé). Sentados à esquerda Tani e Bill Austin, fundadores da Starkey. À direita, o otorrinolaringologista Rodolpho Penna Lima Jr.
Marco Ferreira, diretor da Starkey Brasil (em pé). Sentados à esquerda Tani e Bill Austin, fundadores da Starkey. À direita, o otorrinolaringologista Rodolpho Penna Lima Jr.

Sobre a Starkey Hearing Technologies

A Starkey Hearing Technologies é uma empresa americana fundada em 1967 com sede em Eden Prairie, Minnesota . É a maior fabricante de aparelhos auditivos nos Estados Unidos, e tem mais 21 instalações espalhadas em mais de 18 países em toda a América do Norte, América do Sul, América Central, Europa, Ásia e Austrália.

Com vendas de mais de 1 milhão de aparelhos auditivos anualmente, a Starkey Hearing Technologies é um dos principais fabricantes mundiais de aparelhos auditivos. A empresa desenvolve, fabrica e distribui aparelhos auditivos através de três marcas distintas – Audibel, NuEar e sua marca original, a Starkey.

Sobre a Starkey Hearing Foundation

A Fundação Starkey foi oficialmente fundada em 1984 por Bill e Tani Austin, sua esposa. Em 1985, a Starkey Hearing Foundation realizou sua primeira missão nos XV Jogos Mundiais para Surdos em Los Angeles, montando mais de 800 atletas surdos.

Em 2015, Starkey Hearing Foundation foi o parceiro oficial de audição saudável dos Jogos Olímpicos Especiais de Verão em Los Angeles .Como parceiro da audição saudável, a fundação forneceu exames de saúde auditiva livres e aparelhos auditivos gratuitos a Special Olympics atletas.

A fundação doa mais de 175.000 aparelhos auditivos gratuitos anualmente para crianças e adultos através de missões de audição global em todo o mundo e através dos esforços diários de seu programa doméstico Hear Now.