Olhando os dois cenários

Ontem vi uma foto de maio de 1911 que mostrava a circulação pelas ruas de Mossoró do primeiro carro desta cidade. Era um Westinghouse, de fabricação alemã, conduzindo cinco passageiros e pertencente à empresa S.A. Mercantil Tertuliano Fernandes. Um cenário de 105 anos atrás trazido à tona pelo Lindomarcos Faustino. Bom, esse era o quadro do passado. E o que vemos hoje? As ruas mossoroenses abarrotadas de veículos, falando-se insistentemente em mobilidade urbana, sinais luminosos de trânsito, Semob, escândalos, etc. Quanta diferença entre aquele longínquo passado e os dias atuais. Quanta coisa se modificou. Algumas delas para pior.

DESÂNIMO
Jornalista Francinaldo Rafael descrente com o nosso futuro: “eu até botava fé na candidatura dos empresários. Até que surgiu Rogério Marinho pelo meio como guru. Desanimei”.

GILVAN CARLOS
Na Rádio Difusora de Mossoró o ex-deputado estadual Gilvan Carlos foi curto e rápido: “O ex-governador Garibaldi Filho deveria estar respondendo a processo na Justiça por ter trazido essa adutora de Assú para Mossoró”. São muitos ouvintes que ficaram sem entender. E eu também.

MARKETING
Do professor e analista político, Thadeu Brandão, ferino e contundente: “Em Mossoró, até posse de conselho tutelar entra no marketing de Silveira. Que Deus tenha piedade de nós”.

CASTIGO
Ouço diferentes pais indignados: seus filhos lhes impuseram o castigo supremo de terem de lhes acompanhar no sábado passado ao Clube Álibi, em Tibau, para uma apresentação do Wesley Safadão.

NORDESTÃO
A cidade do Crato, no vizinho Ceará, vai acolher de 11 a 21 de janeiro corrente o encontro Nordestão de Liturgia 2016. Ele vai se realizar no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. A diocese de Mossoró está enviando 12 participantes tendo à frente o padre José Janedson, que será um dos assessores.

GOMES
O major Alexander de Oliveira Gomes vai assumir o comando do Décimo Segundo Batalhão de Polícia Militar aqui em Mossoró. Ele substitui ao tenente-coronel João Sérgio de Oliveira Fagundes

SOM
Em Tibau, mais uma vez, está generalizado: quanto maior o volume e a qualidade do som do carro, pior é o gosto musical. Durma-se com um barulho desses.

PADRE FLÁVIO
Desde os seus primórdios a Catedral dedicada a Santa Luzia, em Mossoró, já teve 18 vigários. O décimo oitavo é o atual empossado no último domingo, padre Flávio Augusto Forte e Melo. Como se sabe, o ex-pároco, padre Walter Collini, vai ficar à disposição do bispo diocesano, dom Mariano Manzana.

POLITICA
Diz Laíre Rosado que na agenda do governador Robinson Faria na região da Costa Branca houve um tempo reservado para abordar os aspectos políticos, inclusive de Mossoró. Aí permanece a curiosidade: quais teriam sido esses aspectos? Certamente que mais dia, menos dia eles vão aflorar.

GIOVANNI RODRIGUES
Faleceu depois de muito sofrimento, Teresa, a mãe da filha do professor Giovanni Rodrigues, da Uern. Nossa solidariedade a Giovanni que é um amigo e procede de uma numerosa família de mossoroenses, capitaneada por Obery Rodrigues (aposentado pelo Banco do Brasil) e dona Brasília. Nosso abraço solidário.

MANDACARU
Luiz “Lua” Gonzaga, o rei do Baião, já cantava em priscas eras: “Mandacaru quando “fulora” na seca/ É um sinal que as chuvas chegam no sertão….”. Já recebi diferentes notícias e até fotos mostrando que os mandacarus estão florando no sertão. Então…..

N. S. DAS GRAÇAS
Um dos momentos emocionantes na solenidade religiosa da posse de padre Flávio Augusto Forte e Melo como pároco de Santa Luzia: foi quando a imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Severiano Melo (a terra natal de padre Flávio) foi introduzida na Catedral, como que representante de todos os conterrâneos do novo vigário. Aplausos generalizados.

PAULO MENEZES
Em 16 de dezembro do ano passado Paulo Menezes me dizia que pelas observações que tinha verificado das abelhas “Jandaíra” tudo indicava que teríamos chuvas em janeiro na região. E agora, confirmando as chuvas caídas na região, eu lhes digo que Paulo Menezes acertou na mosca.

CANDIDATOS
Claro que oficialmente ainda não existem candidatos a prefeito de Mossoró. Informalmente quatro nomes já estão, antecipadamente, sendo citados, mas ainda não oficializados: Rosalba Ciarlini, Larissa Rosado, Francisco José da Silveira Júnior e Luiz Carlos de Mendonça Martins. Façam suas apostas.