terça-feira , 23 de maio de 2017
Home / Brasil / Diabetes: 28,5% dos jovens brasileiros consome doces em excesso
Consumo de doces é maior entre faixa etária de 18 a 24 anos .
Consumo de doces é maior entre faixa etária de 18 a 24 anos .

Diabetes: 28,5% dos jovens brasileiros consome doces em excesso

Estudo divulgado na quinta-feira, 07 de abril, pelo Ministério da Saúde (MS) mostrou que um em cada cinco brasileiros, ou seja 20% da população, consome doces em excesso: em média, cinco vezes ou mais na semana. Porém, a situação é ainda mais preocupante entre os jovens. No grupo de pessoas com idade de 18 a 24 anos, 28,5% consomem muito açúcar e esta faixa etária também é a que mais consome refrigerante, com 30% dos entrevistados afirmando que bebe diariamente.

A pesquisa foi divulgada ontem devido à comemoração do Dia Mundial da Saúde. O estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) ouviu 54 mil adultos das capitais brasileiras.

Em nota, o MS informa que tem monitorado fatores de risco para doenças crônicas, responsáveis por 72% das mortes no Brasil. A pesquisa tinha foco no consumo de açúcar devido ao crescimento da quantidade de pessoas com diabetes no país. Atualmente, a doença afeta 7,4% da população adulta brasileira.

O Ministério também divulgou que o diabetes é mais frequente nas mulheres, com taxa de 7,8%, que nos homens, de 6,9%. O MS alerta que, somente no anos de 2013, o Brasil registrou 58.017 mortes em decorrência do diabetes, doença que pode trazer complicações como cegueira e até a perda de membros por amputação.