Desaceleração da economia reduz consumo de energia em 2,1%

O consumo médio de energia elétrica no Brasil caiu 2,1% no ano de 2015 em comparação com o ano anterior, aponta a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia. Esta foi a primeira retração desde os anos de 2001 e 2002 e reflete tanto a desaceleração da economia quanto mudanças promovidas pelos consumidores após a elevação das contas de energia.

Os dados da EPE mostram ainda que as residências reduziram o consumo em 3,2% em dezembro de 2015 se comparado ao mesmo mês de 2014. O Nordeste apresentou retração de 0,3% no consumo residencial neste período e é também a região do país com a menor média de demanda pelas residências, de 120,7 kwh/mês, abaixo da média brasileira, de 161,8 kwh/mês.

A maior queda no consumo de energia, porém, foi registrada pela indústria, com retração de 5,3%. A EPE explica a diminuição no setor em função “do cenário econômico desfavorável ao longo do ano”. Somente no mês de dezembro, a queda foi de 8,4%, sinal da retração da atividade industrial pela qual tem passado o país.

O único segmento que apresentou resultado positivo no ano passado foi o comércio, com aumento de 0,6% no consumo de energia. Contudo, o desempenho ficou muito abaixo do registrado nos últimos cinco anos.

No último mês do ano, época que costuma ser de aumento no consumo devido à maior movimentação de pessoas, calor e demanda por eletricidade pela decoração natalina, o setor teve decréscimo de 0,2% na comparação com dezembro de 2014.