Deputada Estadual Larissa sugere criação de Indicação Geográfica do sal do RN

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) participou na manhã desta quarta-feira , 27, da reunião na Prefeitura de Mossoró para mais uma vez defender a importância do sal potiguar para o Brasil.

Na ocasião a parlamentar lembrou da luta para que o presidente Michel Temer(PMDB) reconheça a atividade salineira como de interesse social e econômico através de Decreto.

“Nosso mandato já apresentou Projeto de Lei que foi aprovado na Assembleia Legislativa tornando a atividade salineira de interesse social e econômico no Estado. Precisamos que isso aconteça em nível de país, para fortalecer e garantir os milhares de empregos gerados pelo setor”, afirmou.

Como resultado desse encontro, Larissa assumiu compromisso de junto com o setor salineiro trabalhar pela criação da Indicação Geográfica para o sal do RN, devidamente aprovado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial(Inpi).

A Indicação Geográfica é como se convenciona chamar a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e/ou qualidade possam lhe ser vinculadas essencialmente a sua origem geográfica, sendo passíveis de proteção legal contra uso de terceiros.

“O Projeto, que será apresentado quando voltarmos as atividades legislativas ajudará a tornar nosso estado referência na produção de sal além do manejo e conservação dos ambientes hipersalinos”, ressalta a deputada.

Palestrante da manhã, o professor doutor Renato de Medeiros Rocha destacou que “estamos diante de um ecossistema que só existe aqui no Rio Grande do Norte e é isso que o presidente precisa saber e reconhecer”.

Participaram da reunião, além da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, os prefeitos de Grossos, Areia Branca e Macau, além de representante da Prefeitura de Porto do Mangue, secretários municipais e vereadores.