Cosern recebe troféu em reconhecimento ao apoio à cultura do RN

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, foi agraciada com o “Troféu 7 de Agosto”, concedido pela revista Foco e o portal Foco Nordeste como instituição não governamental que mais apoia, incentiva e promove a Cultura em todo estado. Somente este ano são 19 projetos patrocinados pela distribuidora através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

O prêmio foi entregue a diversos segmentos em eleição feita por um júri formado por jornalistas. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte.

Participaram da votação jornalistas convidados, colaboradores e parceiros da Revista Foco Nordeste: João Maria Medeiros, Flavio Marinho, João Bezerra de Medeiros Filho, Anelly Medeiros, Isaías Oliveira, Liszt Coutinho Madruga, Luciano Kleiber, Danilo Bezerra, Thalita Freitas, Hilneth Correia, Fernanda Souza, Tadeu Oliveira, Miguel Dantas Neto, Marcus César Cavalcanti, Jorge Ivan Barbosa, Liege Barbalho, Ana Luiza Câmara, Flavio Rezende, Gerson de Castro e Rosemilton Silva.

“Troféu 7 de Agosto” traz uma réplica do Marco de Touros (Foto: Cosern - Divulgação).
“Troféu 7 de Agosto” traz uma réplica do Marco de Touros (Foto: Cosern – Divulgação).

Batizado em alusão ao aniversário do Rio Grande do Norte, o “Troféu 7 de Agosto” foi entregue à Gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Cosern, Karine Severo, e traz uma réplica do Marco de Touros, primeiro monumento plantado pelos portugueses na costa brasileira nesta data em 1501.

“Para nós, que fazemos a Cosern, esse reconhecimento é motivo de muito orgulho e vem coroar todo o esforço e o compromisso da Cosern e do Grupo Neoenergia com a Cultura do nosso estado”, disse Karine Severo.

Sobre o nome do troféu

A data de aniversário do Rio Grande do Norte, 07 de agosto, também é para os historiadores a dada de nascimento jurídico do Brasil. Foi nesse dia, no ano de 1501, que uma frota portuguesa composta por três caravelas, comandada por André Gonçalves, contando com as presenças de Gaspar de Lemos e do cosmógrafo florentino de Firenze, Américo Vespúcio, desembarcou na orla marítima de Touros, no município de São Miguel do Gostoso, nas proximidades de Pedra Grande, litoral norte do RN. No local de desembarque, André Gonçalves ordenou a fixação de um marco de posse colonial da coroa portuguesa, estrutura de pedra com a cruz de malta posteriormente chamada de “Marco de Touros”.

Trofeu7deAgostoCosern