quarta-feira , 19 de dezembro de 2018
Home / Cotidiano / Consumo responsável da água: conheça cinco maneiras de economizar
Segundo dados do Ministério da Integração, 901 municípios enfrentam crises hídricas no País.
Segundo dados do Ministério da Integração, 901 municípios enfrentam crises hídricas no País.

Consumo responsável da água: conheça cinco maneiras de economizar

O Brasil concentra 12% da oferta de água doce do planeta. Contudo, a distribuição desigual desse recurso leva a situações de penúria em alguns locais onde esse bem é escasso. Segundo dados do Ministério da Integração, 901 municípios enfrentam crises hídricas no País.

Em algumas cidades, as prefeituras decretaram o racionamento de água para restabelecer o volume dos reservatórios. Por isso, moradores também tiveram de se adaptar para reduzir o gasto. Confira o que você pode fazer para contribuir com o consumo consciente.

  • Usar redutores de pressão

Equipamentos conhecidos como aeradores diminuem em até 25% o gasto de água nas torneiras.

  • Banhos mais rápidos

Cada minuto debaixo do chuveiro equivale a um gasto de 3 a 6 litros de água. Por isso, reduzir o tempo sob a água com o aparelho ligado gera economia. Em banhos de 5 minutos, a despesa é de 30 litros, enquanto que em chuveiradas de 20 minutos vão embora 120 litros.

  • Fechar a torneira ao escovar os dentes

Fazer a higiene bucal com a torneira ligada equivale a desperdiçar 18 litros de água. Contudo, com o equipamento fechado, o consumo cai para 2 litros.

  • Usar sanitários econômicos

Os vasos sanitários cujas caixas são acopladas ao equipamento gastam menos água nas descargas do que aqueles em que os dispositivos ficam na parede. A cada descarga, o consumo de água chega a 7 litros.

  • Mudar hábitos de lavar a louça

Abrir e fechar a torneira na hora de limpar a louça gera uma economia de quase 140 litros de água. Desse modo, a recomendação é retirar os resíduos sólidos dos utensílios com toalha ou papel e deixá-los de molho no detergente para soltar a sujeira e facilitar o enxágue.