segunda-feira , 11 de dezembro de 2017
Home / Destaques / Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu promove 1ª reunião ordinária de 2017
Reunião abre trabalhos deste ano
Reunião abre trabalhos deste ano

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu promove 1ª reunião ordinária de 2017

Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu se reuniram neste dia 14, no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), para a Primeira Reunião Ordinária no ano de 2017. Entre os itens da pauta, foi aprovado o Plano de Trabalho do Colegiado e discutidos temas como reuso de água.

Segundo a Presidente do CBH-Pitimbu, Rosimeire Dantas, o Comitê vai iniciar os trabalhos de elaboração do Termo de Referência para contratação do Plano de Bacia do Rio. “Também pretendemos desenvolver atividades como desassoreamento de alguns trechos do manancial e ações de recuperação da mata ciliar”, frisou Rosimeire.

Na ocasião, o Professor Dr. Cícero Onofre de Andrade Neto apresentou uma palestra sobre reuso de água e o Engenheiro Civil Aldo Tinoco apresentou um trabalho sobre a importância de definir a Política Estadual de Uso de Água Residuaria como política estratégia de gerenciamento de recursos hídricos.

A Coordenadora de Gestão da Semarh, Isalúcia Cavalcanti, ressaltou que o Estado já está trabalhando na execução das metas pactuadas com a ANA, através do Programa Nacional de Fortalecimento de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte (PROCOMITÊS), dentre elas um Plano de Comunicação e um Plano de Capacitação dos membros de colegiados.

Um Comitê de bacia tem como objetivo principal, gerenciar as águas na bacia hidrográfica onde atua. É um órgão colegiado com funções deliberativas porque toma decisões, estabelece normas e emite pareceres quando é consultado.

A Semarh, através da sua Coordenadoria de Gestão, exerce a função de secretaria executiva dos Comitês de Bacias Estaduais, sempre apoiando o funcionamento e a dinamização destes colegiados.

O CBH-Pitimbu realizará na próxima segunda-feira (20) uma Reunião Extraordinária para começar a discussão sobre seu Plano de Bacia.