Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu se reuniram neste dia 14, no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), para a Primeira Reunião Ordinária no ano de 2017. Entre os itens da pauta, foi aprovado o Plano de Trabalho do Colegiado e discutidos temas como reuso de água.
Segundo a Presidente do CBH-Pitimbu, Rosimeire Dantas, o Comitê vai iniciar os trabalhos de elaboração do Termo de Referência para contratação do Plano de Bacia do Rio. “Também pretendemos desenvolver atividades como desassoreamento de alguns trechos do manancial e ações de recuperação da mata ciliar”, frisou Rosimeire.
Na ocasião, o Professor Dr. Cícero Onofre de Andrade Neto apresentou uma palestra sobre reuso de água e o Engenheiro Civil Aldo Tinoco apresentou um trabalho sobre a importância de definir a Política Estadual de Uso de Água Residuaria como política estratégia de gerenciamento de recursos hídricos.
A Coordenadora de Gestão da Semarh, Isalúcia Cavalcanti, ressaltou que o Estado já está trabalhando na execução das metas pactuadas com a ANA, através do Programa Nacional de Fortalecimento de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte (PROCOMITÊS), dentre elas um Plano de Comunicação e um Plano de Capacitação dos membros de colegiados.
Um Comitê de bacia tem como objetivo principal, gerenciar as águas na bacia hidrográfica onde atua. É um órgão colegiado com funções deliberativas porque toma decisões, estabelece normas e emite pareceres quando é consultado.
A Semarh, através da sua Coordenadoria de Gestão, exerce a função de secretaria executiva dos Comitês de Bacias Estaduais, sempre apoiando o funcionamento e a dinamização destes colegiados.
O CBH-Pitimbu realizará na próxima segunda-feira (20) uma Reunião Extraordinária para começar a discussão sobre seu Plano de Bacia.