sábado , 25 de novembro de 2017
Home / Cotidiano / Censo identifica 152 moradores de rua em Mossoró
Censo identifica 152 moradores de rua em Mossoró
Maioria dos moradores de rua é de Mossoró, mas também foram encontradas pessoas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e até do Peru.

Censo identifica 152 moradores de rua em Mossoró

O levantamento da abordagem social realizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) com as pessoas em situação de rua em Mossoró identificou 152 pessoas morando nas ruas do município. Os resultados da pesquisa serão utilizados para elaboração de ações voltadas a esse público.

Entre os dados, foram levantados os motivos pelos quais as pessoas estão morando nas ruas, situação financeira, ligação com as famílias, entre outras questões. “A maioria das pessoas é de Mossoró, mas também encontramos pessoas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e até do Peru”, disse a coordenadora do Creas, Marcela Vieira.

Os números do Censo já foram expostos para a Guarda Municipal, Secretarias de Educação e Saúde, além de instituições que trabalham com dependentes químicos. “Identificamos aqueles que podem ser contemplados com algum benefício social, entre outros benefícios, além do retorno às suas famílias”, continuou Marcela Vieira.

Os dados também serão utilizados para a solicitação, junto ao Governo Federal, do Centro Pop, que não funciona como abrigo, mas um local de apoio às pessoas em situação de rua. “Também estamos tentando conseguir banheiros químicos e ações para buscar a melhoria de vida para eles, benefícios mínimos para garantir cidadania”, destacou a coordenadora do Creas.

As pessoas cadastradas ainda estão sendo acompanhadas pelas equipes do Creas, com outras abordagens. “Encontramos outro dia uma grávida em trabalho de parto, que foi levada ao hospital e teve o bebê. Ela agora está com a família, se recuperando do parto, mas estamos tentando o encaminhamento para o Caps AD, para que ela possa ser tratada”, concluiu Marcela Vieira.