CAIXA TRÊS

Hermann Benjamin

Até a leitura do relatório do ministro Herman Benjamin na ação que pretende afastar o presidente Michel Temer do poder e suspender os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff, não se havia escutado falar em “caixa três”.

No financiamento de campanha, os recursos aplicados oficialmente são conhecidos como sendo de “caixa um”. O recurso não contabilizado regularmente é conhecido como “caixa dois”.

Em seu voto, o ministro Benjamin classifiocu como “caixa 3” as operações de empresas que serviram como “barriga de aluguel”, para que outras pudessem doar mais dinheiro sem que seus nomes aparecessem nos balanços financeiros das campanhas.

“O que é interessante observar, disse o ministro, é que nas provas colhidas eu não identifiquei um único caso em que esse fenômeno tenha ocorrido. Aliás, só ocorreu com a Odebrecht, porque a empresa ultrapassou seu percentual legal (de doação para campanhas). Aqui não. A empresa mesma disse que o fez porque não queria aparecer. E aí se utilizou desse mecanismo”