segunda-feira , 16 de setembro de 2019
Home / Brasil / Bolsonaro é alvo de panelaço durante pronunciamento sobre queimadas na Amazônia
Bolsonaro 1

Bolsonaro é alvo de panelaço durante pronunciamento sobre queimadas na Amazônia

A política ambiental destrutiva do governo federal levou milhares de pessoas a realizarem um panelaço na noite desta sexta-feira (23) em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro. O ato de rechaço aconteceu durante seu pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão sobre as queimadas na Floresta Amazônica.

As batidas de panelas deram o tom das manifestações. O som dos utensílios domésticos foram acompanhados por gritos de “fora, Bolsonaro”, registrados nas cinco regiões do país enquanto o presidente discursava.

Em seu pronunciamento, o autointitulado “capitão motosserra” prometeu ações de combate às queimadas, mas relativizou a situação da Amazônia ao dizer que “incêndios florestais existem em todo o mundo”. Pressionado por uma campanha global em defesa da floresta e criticado por governos de outros países, Bolsonaro disse ainda que “isso não pode servir de pretexto para sanções internacionais” contra o Brasil.

Sem se referir diretamente aos líderes europeus, a fala foi em tom de resposta ao presidente da França, Emmanuel Macron, que prometeu levar a discussão sobre a Amazônia para a reunião do G7, que começa neste sábado (24).

O chefe do governo francês classificou os incêndios como criminosos e afirmou que, caso a situação não mude, defenderá que o acordo entre Mercosul e União Europeia não seja fechado.

 

Agência Brasil