segunda-feira , 28 de maio de 2018
Home / Destaques / Autor de tiroteio racista na Itália é simpatizante do nazismo
Luca Traini

Autor de tiroteio racista na Itália é simpatizante do nazismo

O italiano Luca Traini, de 28 anos, foi o autor do tiroteio racista que deixou seis feridos ontem (3) na cidade italiana de Macerata. Além de outros objetos de inspiração nazista, o atirador possuía um exemplar do livro Mein Kampf (Minha Luta), do ditador Adolf Hitler e um manual sobre a República Social Italiana instaurada por Benito Mussolini.

A polícia italiana considera que o ataque se deu por questões raciais e o denunciado foi preso, em regime de isolamento, com acusações de massacre com agravamento de racismo. Traini, que militou no partido xenófobo Liga Norte, foi detido quase uma hora depois aos pés de um monumento aos mortos na Segunda Guerra Mundial, fazendo a saudação fascista e coberto com uma bandeira da Itália.

O prefeito de Macerata, Romano Carancini, disse que um dos feridos corre risco de vida e confirmou que todas as vítimas do ataque são negras.

O incidente antecede a campanha para a eleição nacional de 4 de março, com uma aliança de centro-direita que lidera as pesquisas promovendo um programa ferozmente anti-migrante.