Audiência na Câmara discute dificuldades e projetos para regulamentação do Jornalismo

Em audiência realizada na manhã desta quinta-feira, 07 de abril, data em que se comemora do Dia do Jornalista, vereadores, profissionais da comunicação, professores e alunos do curso de Jornalismo discutiram as dificuldades que se enfrenta na área atualmente.

Entre as proposições da audiência, o vereador Francisco Carlos (PV) fez convite para que as categorias voltem à Câmara Municipal de Mossoró (CMM) no dia 15 deste mês, quando se discutirão alterações no projeto de Lei que regulamenta a contratação de profissionais na área de Comunicação.

Outro tema discutido foi a não aplicação da Lei Nº 3225/2014, promulgada pela CMM e publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) em 05 de dezembro do ano 2014, que determina que as empresas que executem obras contratadas pela PMM disponham de assessores de comunicação formados em Jornalismo para informar sobre o andamento dos empreendimentos.

“Com essa Lei, há um custo, mas que é justificado pela importância de se prestar esclarecimentos à população e aos profissionais dos veículos de comunicação, que muitas vezes tem seu acesso a informações dificultado, sobre o andamento de obras públicas, e, consequentemente, sobre os recursos públicos investidos”, afirmou Francisco Carlos.

FECHAMENTO DE POSTOS DE TRABALHO NO JORNALISMO

Jornalistas e estudantes de Jornalismo usaram a tribuna para chamar a atenção para problemas como o fechamento de postos de trabalho e de veículos de Comunicação, além da deterioração das condições de trabalho.

A diminuição de oportunidades na área, ressalta a representante do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Flávia Fernanda, foi sentida até mesmo na área de estágios, que vem diminuído as vagas nos últimos anos.

Participaram da audiência, proposta e presidida pelo vereador Genivan Vale (PDT), professores do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), estudantes e profissionais de diversos veículos, bem como o presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN (Sindjorn), Breno Perrucci.

A audiência realizada nesta quinta contou com apenas seis dos 21 vereadores da CMM: Genivan Vale (PDT); Vingt Un Neto (PSDB); Alex Moacir (PMDB); Tassio Mardonny (PSDB); Francisco Carlos (PV) e; Tomaz Neto (PDT), que reclamou da pequena quantidade de alunos de Comunicação e jornalistas participando das discussões na CMM.