Andró Leite – Wilson Bezerra de Moura

Atualmente existe no conjunto Santa Delmira uma rua com o nome de Andró Leite, justamente para manter viva a figura que teve participação efetiva na sociedade mossoroense.

Insistidas vezes tivemos oportunidade de narrar acontecimentos formalizados por pessoas que de uma forma ou de outra se fizeram presentes na coletividade e por determinação de ações que as impulsionaram marcaram uma fase. O certo é que cada um que viveu na sociedade teve um papel a cumprir que, decerto, incitou ao crescimento.

Andró Leite, também chamado de Andronico na intimidade familiar, que nos vem à memória,  consta da história de Mossoró, de uma família Leite, que era muito grande na sociedade de   onde  adveio, que muito marcou seus feitos, principalmente no contexto comercial, e a história mossoroense catalogou muitas dessas ações. Além de comerciante e industrial, suas pegadas foram marcadas na vida, teve acentuada participação ajudando seu irmão Amâncio Leite em fortes lutas na cidade e no Estado, coletando nesse empreendido círculo de atividade pública, interessado que foi pelos partidos da época ARENA e MDB, quando essas forças dominaram e constituíram fortes determinações na política regional, estadual e nacional.

Andró Leite começou sua participação na sociedade mossoroense pelo Esporte, à época do time Humaitá, depois, na vida política, teve destacada atuação. Foi ele um partícipe na construção da Praça 6 de Janeiro, a hoje Praça Rodolfo Fernandes, numa colaboração com seu irmão Intendente Amâncio leite, no comércio e na indústria, mas o que mais o destacou foi o espírito solidário e fraterno que o estabilizou como  influente no sentimento das pessoas que o consideravam e admiravam por suas ações, bem características de um  sentimento  fraterno, especialmente com os familiares, que sempre os ajudou na vida quando estes necessitavam. Ficou bastante conhecido pelo lado espirituoso com que  estendia a mão aos carentes que o procuravam, sem esquecer, contudo e prioritariamente, a família.

Segundo assentamentos históricos, Andró Leite viveu 75 anos. Nasceu no dia 10 de abril de 1908 e faleceu depois de concluída uma folha de serviço importante à cidade de Santa Luzia, no dia 15 de novembro de 1983, que decerto mereceu o reconhecimento e lembrança do seu povo ao nominar uma rua para conservá-lo na história dessa gente.